Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Fevereiro de 2007 às 14:22

    Imprimir


Para reforçar o banco de sangue do Hemocentro no período de carnaval, pela segunda vez, o programa QualiVida, que faz parte do setor de Planejamento Estratégico da Assembléia Legislativa, realizará no próximo dia 13, uma campanha de doação de sangue, na sede do Legislativo. “Os servidores poderão ajudar novamente. Se cada um fizer a sua parte não haverá problemas com falta de sangue nos hospitais nesse período”, salientou a gerente do Programa QualiVida, Rosemira Costa.

A campanha é uma parceria do Hemocentro e o Programa Estadual DST/AIDS, que além de fazer coleta de doação de sangue na unidade móvel instalada em frente ao prédio da AL, fará um trabalho de orientação, conscientização, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, importância de doação de sangue e a entrega de preservativos aos funcionários deste Poder.

“Nessa época de carnaval são registradas ocorrências mais freqüentes de acidentes e vítimas de violência, e conseqüentemente aumentam os pedidos dos hospitais de sangue. É preciso ter um estoque maior de sangue”, afirmou Rita de Cássia Silva, que atua na capacitação de doadores de doadores do Hemocentro.

Segundo Maria Helena Lopes, responsável técnica do Programa DST/AIDS, a convite do programa QualiVida, ela estará coordenando uma equipe técnica que realizará serviços de prevenção e distribuição de preservativos e oficina de educação e saúde aos funcionários da Assembléia. “Iremos mostrar a importância da prevenção e da doação de sangue e também orientar os servidores sobre doenças sexualmente transmissíveis”, explicou.

Regras para doação

Antes da doação de sangue é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH; se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de Chagas, Malária ou HIV.

Caso for constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da Secretaria de Estado de Saúde ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe, resfriado ou Doenças Sexualmente Transmissíveis e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242990/visualizar/