Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 10:13

    Imprimir


A Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São Mateus, está realizando o cadastramento de deficientes para a confecção da Carteira Nacional de Deficientes (CND). O documento permite que pessoas portadoras de deficiência usufruam gratuitamente do transporte coletivo municipal, estadual e nacional.

No CRAS/São Mateus, há uma comissão de apoio à disposição para informar cada interessado e preencher o formulário necessário para este cadastramento. A mesma equipe realizará o levantamento desde a área da comunidade rural do Formigueiro ao bairro Estrela D’alva em Várzea Grande, para saber quantos deficientes físicos moram na região.

A coordenadora do CRAS, Isabel Aldaves, explica que existem outros benefícios para quem procurar a instituição – programas específicos a deficientes físicos - Entre eles está o ciclo de estudos, o projeto pequenos empreendedores e orientações diversas.

“Muitos desconhecem os serviços e projetos oferecidos pelo município, portanto depois que entrei para a comissão de apoio do CRAS faço os cadastros estou a par das informações que não tinha conhecimento. Explico para todos que vem aqui de forma clara os benefícios e direitos que temos perante a sociedade, é um trabalho satisfatório e estou passando conhecimento para o próximo”, esclarece Airton de Oliveira Alves, 50 anos, integrante da comissão de apoio do cadastramento.

A unidade do São Mateus atende quatros pólos de Várzea Grande, prestando atendimento aos bairros São Mateus, Novo Mundo, Jardim Eldorado, Parque Sabiá, Cidade de Deus, Asa Bela, Jardim Itororó, Marajoara I e II, Estrela D’alva, Santa Isabel, Nova fronteira, São Marcos, Parque Paiaguás e à comunidade rural do Formigueiro. Inicialmente esses bairros serão contemplados com o cadastramento de deficientes e logo após o término dos trabalhos outras regiões de Várzea Grande serão atendidas, conforme calendários dos centros sociais da cidade.

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), é um serviço continuado de proteção social básica, implantado pelo decreto nº 5.085, de 19 de maio de 2005 e, desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), mais conhecidos como "Casas da Família". Esses Centros são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas de pobreza. O CRAS presta atendimento socioassistencial, articula os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando a rede de proteção social básica.





Fonte: Secom/VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243282/visualizar/