Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 09:16

    Imprimir


Já chega a 1,7 mil o número de pessoas atingidas pela enchente em Paranatinga (380 km de Cuiabá). A forte chuva que caiu nesta madrugada foi a responsável pela enxurrada que atingiu cinco bairros da cidade, deixando mais de mil pessoas desalojadas e quinhentas pessoas desabrigadas.

Durante todo o dia equipes formadas da prefeitura e membros da sociedade socorreram as famílias afetadas que foram alojadas em ginásios e escolas do município. Já no início da manhã o prefeito Francisco Carlos Carlinhos Nascimento (PMDB) decretou situação de emergência e pediu ajuda às autoridades estaduais e federais.

Esta é a segunda enchente ocorrida no município em pouco mais de um ano, mas, de acordo com o prefeito, a situação está controlada “A enchente que tivemos em 2005 deixou a população alerta para os perigos da chuva, então hoje a retirada dos atingidos pela enxurrada foi muito mais fácil, a sociedade já tinha consciência de que deveriam deixar suas casas assim que as águas se aproximassem. Nós só temos que agradecer a todos que ajudaram”, disse Carlinhos.

Todo o trabalho de socorro e retirada das pessoas foi acompanhado por uma equipe da Defesa Civil, que já estava no município devido ao estado de alerta das estradas. A preocupação agora é de que os desabrigados não voltem de imediato para suas casas que foram alagadas.

Os rios de Paranatinga estão transbordando e a grave situação das estradas praticamente impossibilita que as pessoas saiam ou entrem na cidade. As duas principais pontes foram interditadas pela Defesa Civil, que alerta sobre a previsão de mais chuvas. A forte enxurrada também levou quatro pontes de madeira dos bairros da cidade e danificou o sistema de captação de água, agora a distribuição está interrompida até que as águas do rio baixem e a captação possa ser retomada.

Esta enchente fez passar na cabeça da maior parte da população de Paranatinga um filme já visto no dia 16 de dezembro de 2005, quando cerca de 500 famílias ficaram desabrigadas, a situação hoje é semelhante, mas o desespero das pessoas atingidas foi muito maior na enchente anterior, pois a água começou a subir durante a madrugada e pegou a todos de surpresa.

Hoje muitas pessoas que acabaram de reconstruir suas vidas tiveram as casas novamente alagadas, mas desta vez as águas subiram no início da manhã o que facilitou que pudessem retirar seus pertences, mesmo quem não teve a chance de salvar seus bens materiais já tinha a consciência dos riscos da enxurrada e não resistiu em sair de casa.

O apoio de uma equipe de bombeiros de Rondonópolis deve chegar hoje, quando será feito o levantamento das residências que serão interditadas.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243302/visualizar/