Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 03:55

    Imprimir


Rondonópolis, MT - O governador Blairo Maggi apresentou aos integrantes do conselho administrativo da empresa Archer Daniels Midland Company (ADM), reunidos na manhã desta quarta-feira (07.02), num almoço realizado nas dependências de sua unidade fabril no Distrito Industrial de Rondonópolis (212 Km ao Sul de Cuiabá), algumas das características do Estado de Mato Grosso e suas potencialidades econômicas.

O governador estava acompanhado do vice-governador Silval Barbosa, do secretário de Administração, Geraldo de Vitto e do prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti quando foi recebido pela presidente mundial da ADM, Pat Woertz e pelo presidente da ADM na América do Sul, Domingo Lastra, além dos demais conselheiros e diretores executivos, num total de 33 pessoas. A fábrica é a maior processadora de grãos do Brasil e recebe o seu conselho mundial que realiza a primeira reunião fora dos Estados Unidos da América, em 110 anos de existência da empresa.

Antes do almoço, Maggi fez à direção mundial da ADM uma explanação das potencialidades econômicas do Estado onde destacou a importância da empresa para a economia de Mato Grosso. Ele informou a extensão territorial do Estado, observando a desproporção entre sua grande extensão de terras para uma população de apenas dois milhões de habitantes.

O governador lembrou da parceria política do Estado com o presidente Lula e o governo federal e classificou como importantes as obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre elas destacou a duplicação da rodovia BR – 163, no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, e a conclusão do trecho da Ferronorte, de Alto Taquari até Rondonópolis. Sobre a questão ambiental, Maggi ressaltou que o governo do Estado aperfeiçoou a legislação ambiental, atentando e fiscalizando com rigor, o cumprimento da legislação ambiental.

Ao final da apresentação, o governador convidou os conselheiros da empresa a continuarem investindo em Mato Grosso. “Nenhum lugar do mundo tem as condições ambientais e regulamentares para a agricultura sustentável, por isso a ADM pode ficar absolutamente à vontade de ampliar os seus negócios aqui no Estado”, enfatizou.

O presidente da ADM na América do Sul, Domingo Lastra, afirmou que a empresa tem o desejo de continuar investindo em Mato Grosso e deve concluir a construção de sua fábrica de biodiesel, a ser entregue em julho deste ano. “Nós gostamos muito da palavra do governador e continuamos investindo em Mato Grosso e ainda mais agora que o Estado terá sua infra-estrutura melhorada”, afirmou o empresário.

Para o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, a ADM é muito importante para Rondonópolis e para a economia do Estado de Mato Grosso. Sobre as obras previstas no PAC, Sachetti salientou que está ansioso em relação à execução das obras, tanto da duplicação como da conclusão da Ferrovia deverão contribuir para as melhoria econômica e social do município”, avaliou.

ADM no Brasil

Grande parte dos investimentos da ADM no Brasil está em Mato Grosso. No Brasil desde 1997, a companhia é considerada a maior processadora de grãos no mundo e está entre as três maiores processadores de soja do País. São quatro fábricas, das quais a maior está em Rondonópolis, cuja capacidade de produção é de 2 milhões de toneladas por ano. As outras três fábricas estão em Campo Grande (MS), Joaçaba (SC) e Uberlândia (MG) e podem processar, juntas, 3,5 milhões de toneladas de soja ao ano.

Fundada em 1902, a sede da ADM fica em Decatur, Illinois (EUA). A companhia está presente em 71 países, com 250 fábricas, mais de 25 mil funcionários e fechou o ano fiscal de 2005 com vendas líquidas de US$ 35,9 bilhões.

A fábrica de biodiesel em Rondonópolis terá a capacidade de produção anual de 180 mil toneladas. A fábrica usará óleo de soja como matéria-prima e estará competitivamente posicionada para atender à demanda de biodiesel dos produtores rurais e dos setores ligados ao transporte rodoviário e ferroviário. Estrategicamente integrada à unidade de esmagamento de soja da ADM já existente, a fábrica também otimizará e ampliará a sinergia da companhia entre a originação de soja, seu transporte e processamento.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243362/visualizar/