Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 00:47

    Imprimir


O governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, está auxiliando o trabalho do Governo Federal, visando a prevenção de contaminação da febre aftosa através do fechamento de todas as vias de acesso do Estado com a Bolívia.

A Operação “Contenduaftosa”, desenvolvida pelo Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), teve início no último dia 1° de fevereiro, depois de confirmado, em 28 de janeiro, focos da doença na região de Chiquitana, no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

A Operação visa regular as atividades a serem desenvolvidas pelo GEFRON de modo a conciliar o desenvolvimento da missão específica e garantir a segurança dos agentes públicos responsáveis pela fiscalização, controle e defesa agropecuária federal e estadual representadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), respectivamente.

De acordo com o major Ailton Benedito de Siqueira Junior, o trabalho de fechamento da fronteira está sendo realizado em serviço de escalas por 170 profissionais, sendo 110 policiais do Gefron, 30 policiais do Comando Regional de Cáceres e 30 agentes do INDEA e MAPA. Esses profissionais estão distribuídos em barreiras fixas e volantes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), através de patrulhamento aéreo, também está dando suporte às equipes terrestres.

“Por meio dessa força tarefa, serão desenvolvidos trabalhos de fiscalização, controle e pulverização de veículos, bem como incinerarão de carnes, leites e derivados oriundos do país vizinho, a fim de evitar a proliferação da febre aftosa”, destacou Siqueira.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, salientou que o combate à doença é uma ação de governo e que essa parceria é fundamental para que os resultados sejam positivos. “Além de evitar a contaminação da febre aftosa, o trabalho deve resultar também na redução do índice de roubos e furtos de veículos que, em sua maioria, são vendidos no país vizinho”, destacou Brito, acrescentando que a operação vai coibir ainda as ações de narcotráfico e contrabando.

Patrulhamento fluvial

O Grupo Especial de Fronteira está disponibilizando também, a partir desta quarta-feira (07.02), equipes de patrulhamento fluvial para intensificar a Operação “Contenduaftosa”. Um dos objetivos será o de fiscalizar crimes ambientais, a pesca predatória e o narcotráfico na Bacia do Rio Paraguai e seus afluentes.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243366/visualizar/