Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 13:28

    Imprimir


“Foi Dante de Oliveira que concluiu esta avenida. Ele fez do Barbado ao Gumitá”, disse o prefeito Wilson Santos na noite de terça-feira (07), durante a solenidade de anúncio da mudança de denominação da avenida dos Trabalhadores para avenida Dante Martins de Oliveira – “o Homem das Diretas-já”.

Wilson Santos adiantou, ao lado de autoridades e familiares de Dante de Oliveira - que completaria ontem (dia 06 de fevereiro), 55 anos de idade -, a restauração da via. “A deputada federal Thelma de Oliveira, viúva do ex-governador, já disponibilizou uma emenda federal no valor de R$ 1 milhão para aplicarmos nesta via. Com isso, vamos fazer o calçamento de toda a avenida e recuperar a ciclovia”, observou.

“Está é uma obra de autoria do Dante”, disse o prefeito, recordando ainda que o ex-governador foi o responsável pela implantação dos residenciais Santa Inês e São Carlos, com 1.888 unidades e pelo surgimento de bairros como o Carumbé, Bela Vista, Sol Nascente e Planalto – esses dois últimos juntamente com Wilson Santos.

“É uma pequena homenagem de reconhecimento ao enorme trabalho que Dante de Oliveira prestou a Mato Grosso”, resumiu o prefeito da Capital. Para Wilson Santos, Dante teve uma vida muito precoce. “As coisas aconteceram de forma muito rápida na sua vida. A partir de 85 o conheci e pude observar isso com a visão de professor de história. Aos 26 anos, Dante chegou à Assembléia Legislativa. Com pouco mais de 30, elegeu-se prefeito da Capital e com pouco mais de 40, governador”.

O prefeito fez questão de recordar que Dante de Oliveira foi um político de origem esquerdista. “Ele iniciou sua militância, na clandestinidade, no MR8 (Movimento Revolucionário 8 de outubro). Em 78, elegeu-se deputado estadual e ao chegar ao Governo do Estado não teve dúvida de que o pragmatismo deve sobrepor tudo”, disse, argumentando que imagina o quanto foi difícil para o ex-governador decidir pela privatização da Cemat e do Bemat. “Mas, como ele dizia, o mundo é redondo. O resultado está aí, de importador de energia, atualmente, Mato Grosso é exportador”. Quanto ao Bemat – completou – acabou a corrupção e o Estado nem sequer sentiu falta de uma instituição financeira própria.

Diretas Já - Nascido em Cuiabá em 1952, Dante cursou engenharia civil na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) de 1970 a 1976. Ingressou no MR-8 em 1974, quando o grupo já tinha desistido da luta armada e decidira entrar no MDB.

No MDB, tentou a Câmara de Cuiabá em 1976, sem êxito, mas elegeu-se deputado estadual em 1978. Rompeu com o MR-8 em 1982, ano em que foi eleito deputado federal. Graças ao prestígio obtido com as diretas, foi eleito prefeito de Cuiabá em 1985 (pelo PMDB) e 1992 (pelo PDT), e governador do Estado em 1994 (pelo PDT) e 1998 (pelo PSDB). Fracassou ao tentar o Senado em 2002.

Dante de Oliveira ficou conhecido à época das "Diretas Já" pela emenda constitucional que levou seu nome e propunha eleições diretas para Presidência da República em 1985.

A emenda foi encampada em 1983, no final da Ditadura Militar, quando Oliveira era então um jovem deputado federal pelo PMDB.





Fonte: PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243472/visualizar/