Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 06:33
Por: Debóra Siqueira

    Imprimir


Comerciantes de Barra do Garças amargam prejuízos devido ao excesso de chuva na região. A Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL) estima a redução de 8% nas vendas desde o mês de janeiro, gerando demissões e comprometendo a entrega de mercadorias oriundas de Goiás no comércio local.

As duas principais vias de ligação entre os 2 Estados impedem a passagem de caminhões e carretas. Os últimos 10 dias de precipitações diárias elevaram o nível do rio Araguaia impedindo a navegação de balsas entre Registro do Araguaia (GO) e Araguaiana (MT). Além disso, há carros de passeios e carretas atolados no trecho de 60 km da MT-100, entre Araguaiana e Barra do Garças. Há 1 mês, a ponte sobre o rio Garças funciona com meia-pista e libera apenas a passagem de carros de até 4,5 toneladas, devido a uma fissura em um dos pilares.

O presidente da CDL de Barra do Garças, Lourival Feitosa Lima, reclama da inércia do poder público e cobra ações efetivas a fim de evitar maiores prejuízos. "Já houve fechamento de churrascaria em postos de gasolina, dispensa de funcionários e em alguns pontos comerciais, faltam produtos hortifrutigranjeiros. O governador precisa acompanhar a situação. O comércio da cidade está prejudicado", reclama.

A proprietária da Madeireira São Pedro, Emília Bastos Ferraria, afirma que perdeu a noção de quantas vendas deixou de fechar pela falta de entrega das mercadorias negociadas com indústrias goianas. "Não tenho mais estoques de telhas de barro e amianto. Os caminhões não chegam aqui e a alternativa é uma volta de 500 km, via Rondonópolis, mas o frete encarece a mercadoria, é inviável".

Outro agravante é que mesmo com o desvio via Rondonópolis, o trecho entre Primavera do Leste e Barra do Garças, segundo comerciantes, está intransitável. A viagem de 280 km leva cerca de 4 horas para ser percorrida.

O secretário de Finanças de Barra do Garças, José Alberto Marzon, explica que a prefeitura já acionou a Superintendência do Departamento Nacional de Infra-Estrutura do Transporte (Dnit) em Mato Grosso para que seja instalada a balsa ligando Barra do Garças a Aragarças (GO). "É uma maneira paliativa de garantir o abastecimento da cidade e dentro de uma semana deverá funcionar".

Já o secretário estadual de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti, afirma que já enviou maquinário para resolver os problemas de atolamento na MT-100, e que as chuvas atrapalham as obras na rodovia. A reportagem entrou em contato com o Dnit, mas o superintendente Rui Barbosa, não estava no órgão e nem atendeu às ligações feitas ao celular dele.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243593/visualizar/