Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Fevereiro de 2007 às 14:20

    Imprimir


Uma das grandes preocupações da Secretaria Municipal de Saúde durante o Carnaval é em relação à Aids. Nos 15 dias que antecedem o período de festas, equipes da pasta estarão nas ruas da Capital conscientizando a população quanto aos riscos de se contrair Aids por meio de sexo sem camisinha ou uso de drogas compartilhando agulhas e seringas.

O titular da secretaria, o médico Olete Ventura, lembra que a Aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que ataca o sistema imunológico da pessoa, destruindo os glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa do organismo contra doenças.

“Não se engane: Aparência saudável não é garantia contra o HIV”, alerta o secretário, informando que somente por meio de testes específicos se sabe que a pessoa está ou não com o vírus HIV. “Portanto, sexo somente com camisinha”, frisa o médico, ressaltando que mulher consciente deve ter sempre um preservativo em sua bolsa.

“Afinal de contas, essa atitude não deve partir só do homem. Previna-se, use camisinha e brinque o carnaval”.

Se contrai Aids - Sexo oral, sexo na vagina, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, sexo anal, uso de seringa por mais de uma pessoa, de mãe contaminada para seu filho durante a gravidez, por meio de transfusão de sangue contaminado.

Assim não pega Aids – Suor, sabonete, toalha, pelo ar, beijo no rosto, talhares, copo, banheiro, aperto de mão, abraço, picada de inseto, doação de sangue, assento de ônibus, piscina.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243983/visualizar/