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Nacional
Segunda - 05 de Fevereiro de 2007 às 05:19

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Estudo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sobre o sistema aeroportuário de São Paulo, baseado em projeções de aumento do número de vôos nos próximos anos, afirma que os aeroportos de Guarulhos e Congonhas entrarão em colapso até 2015 caso não haja investimentos pesados para ampliar sua capacidade. Os dois aeroportos são os mais movimentados do País.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, que teve acesso ao documento inédito, seria preciso ampliar de 220% a 350% a capacidade de Congonhas nos próximos oito anos, com ampliação das pistas entre 50% e 130% e do pátio de aeronaves em 410% a 620% - o que é impossível, dado o espaço físico disponível no aeroporto da capital paulista.

Em Guarulhos, na Grande São Paulo, seria necessário ampliar de 40% a 100% a capacidade do terminal e do pátio, com reforço 20% nas pistas. As projeções consideram a capacidade máxima dos aeroportos, em horários de pico, todos os dias da semana.

"Existe uma demanda por transporte aéreo em São Paulo que a infra-estrutura instalada não suporta sem a redução do nível de serviço oferecido aos usuários", afirma o levantamento do ITA, assinado por Cláudio Jorge Pinto Alves e German Alberto Barragán de los Rios, professores do instituto.

Apesar de a Infraero apontar que o setor aeroportuário necessita de investimentos de R$ 7 bilhões, o recém-anunciado Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) prevê gastos de R$ 3 bilhões em 20 aeroportos brasileiros até 2010, quando termina o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PAC contempla obras para um terceiro terminal de passageiros em Guarulhos, além de reformas nas pistas e pátio desse aeroporto e de Congonhas, porém especialistas defendem a necessidade de mais intervenções, como a construção de uma terceira pista em Guarulhos - obra não prevista no programa.

O relatório do ITA cogita a necessidade de se contruir um terceiro aeroporto no Estado de São Paulo, cuja construção duraria cerca de 10 anos. Os professores do ITA afirma, que, na hipótese de a obra ser inviável, parte dos vôos teria necessariamente de ser transferida para outros aeroportos.




Fonte: Terra

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