Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 04 de Fevereiro de 2007 às 22:53

    Imprimir


As forças da Otan lançaram neste domingo "um ataque aéreo de precisão" no qual morreram um líder taleban e um insurgente na localidade de Moussa Qala (sul), tomada pelos rebeldes na quinta-feira (1), informou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

O porta-voz da Isaf, Tom Collins, afirmou que o bombardeio foi lançado no começo da manhã de hoje e matou um dirigente taleban e ao menos mais um militante, embora não tenha revelado suas identidades.

O anúncio foi feito por Collins em Cabul após uma cerimônia oficial na qual o Reino Unido passou o comando das forças da Otan no Afeganistão aos EUA.

"Segundo nossas informações, os talebans ainda estão operando dentro de Moussa Qala e estão reforçando suas posições", acrescentou o porta-voz.

Também indicou que as forças da Isaf aguardam a decisão do governo afegão para lançar uma ofensiva para tentar expulsar os talebans dessa localidade, situada na conflituosa Província meridional de Helmand.

Na quinta-feira, centenas de talebans entraram em Moussa Qala, atacaram o complexo de escritórios oficiais do distrito e colocaram sua bandeira no edifício administrativo principal.

Em outubro do ano passado, um polêmico acordo foi assinado para que a Otan se retirasse da região e passasse o poder aos líderes tribais, em troca do comprometimento de que eles garantiriam a segurança e evitariam que os talebans entrassem na cidade.

O pacto foi criticado por vários organismos internacionais e representantes diplomáticos, que assinalaram que só servia para reforçar os insurgentes.

A ofensiva taleban aconteceu três dias depois de a Aliança bombardear uma suposta base rebelde nas proximidades de Moussa Qala e matar o irmão de um comandante taleban, em uma operação que os rebeldes consideraram como uma violação do acordo de outubro.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244118/visualizar/