Detentos cavam túneis em penitenciárias de SP e MS
A passagem tinha cerca de oito metros de extensão e estava a apenas um metro do exterior da prisão. Os policiais descobriram a tentativa de fuga por volta das 21h30 de sábado, após ouvirem barulho em uma das celas do pavilhão quatro.
Na revista à cela, os policiais encontraram o túnel. Os presos foram transferidos para outra cela. A Secretaria de Administração Penitenciária irá abrir sindicância para apurar o caso.
Em Mato Grosso do Sul, agentes penitenciários da penitenciária de segurança máxima de Campo Grande encontraram um túnel de 9,5 metros de comprimento com ventilação e iluminação na tarde de sábado. Foram achados quatro ventiladores, 20 metros de fios, lâmpadas e facas artesanais. Quatro celas estavam interligadas a uma quinta, de onde partia o túnel. As informações são da TV Morena.
A passagem estava a um metro do alambrado e a dez metros da muralha que separa o presídio e da rua. Os 29 presos que ocupavam as cinco celas interligados foram transferidos para celas disciplinares.
Atualmente, 12 agentes penitenciários e oito policiais trabalham na segurança da penitenciária, se encarregando de vigiar 1.436 presos.
Também no sábado, um plano de fuga foi frustrado na penitenciária de Amambaí, no interior do Mato Grosso do Sul. Os presos cavavam um túnel na parede do banheiro do solário, segundo a TV Morena. Esta é a segunda tentativa de fuga na penitenciárias em menos de 60 dias.
Os detentos tentaram camuflar a passagem com uma toalha de cor semelhante à da parede de concreto. Os agentes acreditam que o túnel seria concluído durante o horário de visita desse domingo e que os detentos tentariam uma fuga em massa.
Comentários