Espaço Rotativo em VG substituirá serviços do extinto SOS Criança
A formalização da ordem de construção do novo espaço ocorreu no gabinete do prefeito, durante o encontro com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Eliacir Pedrosa da Silva, e o coordenador de programas sociais, Valderez Antônio Ferreira.
O documento judicial, assinado pela promotora Silvana Correa Vianna, estipulava um prazo de 10 dias para que o poder público de Várzea Grande desse início ao projeto, fixando a data limite em 02 de fevereiro. Mas, segundo Eliacir, a Secretaria de Promoção e Assistência Social já vinha articulando e estudando medidas para abrigar os menores que perderam os serviços do SOS Criança. “Sem contar que ainda estamos dentro do limite fixado no documento da Promotoria”, observou Eliacir.
Pelo esboço apresentado na reunião, o Espaço Rotativo funcionará 24 horas por dia, com capacidade para atender até 30 crianças e/ou adolescentes – encaminhados a rede pública geralmente por maus tratos dentro de casa, que incluem negligência, abandono, violência, desvio de conduta e outros. Dessa forma, o espaço servirá para abrigar, por até 24 horas, os menores que aguardam encaminhamentos para outras unidades de atendimento social do município, ou até que sejam redirecionadas aos seus lares.
A conduta dos trabalhos dentro do Espaço Rotativo será realizada por uma equipe de profissionais, encabeçada por três assistentes sociais e dois psicólogos – que serão contratos pela Prefeitura Municipal. O grupo também contará com cinco educadores, três seguranças, dois agentes administrativos, dois auxiliares de serviço geral e dois motoristas – servidores remanejados dentro do quadro funcional já existente.
O prefeito Murilo Domingos preferiu ainda não divulgar o local para construção do ambiente, mas garantiu que as instalações já estão sendo adaptadas. “Com essa medida, pretendemos amenizar os problemas das nossas crianças que sofrem algum tipo de mau trato, disponibilizando um local com todas as condições de conforto, higiene e com apoio de profissionais qualificados para tratar as mazelas sociais a que elas estão expostas”, declarou.
SERVIÇO DE TRIAGEM – O governo municipal de Várzea Grande também vai criar o ‘Serviço de Triagem’, que funcionará em conjunto com o Espaço Rotativo. Esta coordenadoria ficará responsável pela coleta de referências e agendamento de situações que envolvam violação dos direitos das crianças e adolescentes. Cada profissional deste setor fará a escuta individual dos casos apresentados, orientando e encaminhando os menores para a rede socioassistencial da cidade, incluindo o Conselho Tutelar e o Lar Celestino Henriques Pereira (mais conhecido como Lar da Criança).
Os casos de extrema necessidade, que demandam maior tempo para encaminhamento, serão acolhidos no Espaço Rotativo. Por essa razão, o espaço será como anexo do Serviço de Triagem, funcionando no mesmo prédio. Também haverá no local, um telefone para denúncias sobre crianças e adolescentes, cuja ligação será gratuita.
Tanto o Serviço de Triagem como o Espaço Rotativo ficarão ligados ao Creas de Várzea Grande, coordenado pela Diretoria de Proteção Social – subdivisões da Secretaria de Promoção e Assistência Social.
Comentários