Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Janeiro de 2007 às 17:17

    Imprimir


Com o objetivo de diagnosticar casos de hanseníase, a secretaria municipal de saúde de Vera promove até a próxima sexta-feira a semana da mancha.A população deve procurar as unidades de saúde do município para obter maiores esclarecimentos.

Manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés, partes do corpo com formigamento ou dormência, caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés podem ser sintomas da hanseníase e é preciso ficar atento a estes sinais, esclarece a secretaria de saúde do município, Maristela Dal’Agnol.

A hanseníase quando diagnosticada no início é bem mais simples de curar e o tratamento é de maior eficácia. No município de Vera foram diagnosticados 18 casos da doença nos últimos anos.

Saiba um pouco mais sobre a hanseníase:

O que é?

Doença crônica proveniente de infecção causada por uma bactéria. São poucos os que, em contato com ela, adoecem - fato que depende não somente das características da bactéria, mas também da sua relação com o hospedeiro.

Qual o microorganismo envolvido?

A bactéria chamada Mycobacterium leprae.

Quais os sintomas?

Manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés, partes do corpo com formigamento ou dormência, caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés.

Como se transmite?

Ela é mais facilmente eliminada pela via aérea superior e comumente adquirida pelo trato respiratório. O trato superior dos pacientes multibacilares é a principal fonte de bactérias do meio ambiente.

Como tratar?

O tratamento é eminentemente ambulatorial, com a utilização de medicamentos apropriados (poliquimioterapia/OMS). A regularidade deste tratamento é fundamental para a cura do paciente. A prevenção de incapacidades é uma a atividade importante durante o tratamento e, em alguns casos, até mesmo após a alta.

Como se prevenir?

Por intermédio da descoberta de novos casos, para que possam ser controlados, do tratamento de todos os doentes, pelo serviço de saúde e do exame dermatoneurológico, seguido de vacina BCG em todos os que convivem com o doente.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244631/visualizar/