Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 30 de Janeiro de 2007 às 15:01

    Imprimir


Segundo a polícia, uma bomba explodiu em uma lata de lixo no centro de Khanaqin, uma cidade a nordeste da capital, Bagdá, matando pelo menos 12 pessoas que participavam de uma procissão.

Uma hora depois, um militante suicida atingiu Baladruz, também a nordeste da capital iraquiana, matando pelo menos 23 pessoas.

Segundo a polícia, fiéis se reuniram diante de uma mesquita xiita quando um homem usando um colete-bomba detonou os explosivos.

Outras dez pessoas morreram em um ataque com tiros de morteiro contra um bairro majoritariamente sunita de Bagdá.

Desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003, ocorreram vários incidentes de violência sectária durante a Ashura, o mais importante festival xiita.

"Cidade pacata"

Khanaqin e Baladruz ficam perto da fronteira iraniana. A área tem uma população formada por curdos e árabes sunitas e xiitas.

Mais de 90 pessoas teriam ficado feridas nos dois atentados.

Há ainda notícias de ataques armados contra peregrinos xiitas, que deixaram feridos.

O porta-voz da polícia, Idris Muhammad, disse que as mortes em Khanaqin ocorreram entre curdos xiitas, que são a maioria na cidade.

A maioria dos curdos iraquianos é formada por muçulmanos sunitas, mas alguns são xiitas.

A cidade já foi palco de violência há 14 meses, quando mais de 70 pessoas morreram em um atentado a bomba.

A polícia afirma que Baladruz costuma ser uma cidade pacífica.

Estima-se que dois milhões de peregrinos se concentraram em Karbala, ao sul de Bagdá, para os principais rituais da Ashura.

Não há notícia de violência na cidade, que teve sua segurança reforçada, com a presença de milhares de policiais e soldados.

Esta é a primeira realização deste festival desde que extremistas sunitas realizaram um atentado a bomba em um importante santuário xiita em Samarra, em fevereiro passado, levando a uma intensificação da violência sectária.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244676/visualizar/