Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Janeiro de 2007 às 12:01

    Imprimir


Nos quatro finais de semana de janeiro o Projeto Escola da Família atraiu mais de quatro mil participações nas 12 escolas municipais em que está inserido. A comunidade está freqüentando as atividades do projeto mesmo no período de férias. “Janeiro é um mês em que as pessoas principalmente as crianças acabam saindo da cidade, ou mesmo indo para outros bairros, em casa de parentes e isso esvazia um pouco as escolas, mas mesmo assim nos surpreendeu”, avaliou uma das supervisoras da equipe do Escola da Família, Cirlene Figueiredo.

As oficinas que tem tido maior público são as que oferecem cursos de qualificação como bordado em chinelo, bijouterias e os cursos de culinária oferecidos em parceria com o Sesi Cozinha Brasil, ministrado em quatro escolas. Para as crianças e os jovens os esportes também têm grande procura, o futsal é o campeão na preferência.

Na Escola Maria Tomich, no bairro Ribeirão do Lipa, um grupo de mães e adolescentes da comunidade, predominantemente feminino, lota a oficina de bordado em chinelo, ministrada por uma voluntária. Elas destacam que um dos motivos da grande procura é a oportunidade de se qualificarem de graça, uma aula num curso normal custa R$ 10,00.

A expectativa é que para o próximo mês cresça a participação significativamente com o início das aulas, previsto para o dia 12 de fevereiro. O projeto foi criado para reduzir o índice de violência dentro e no entorno da escola, promover a inclusão social por meio de oficinas de qualificação, cultura, esporte e lazer. Outro objetivo é reduzir a evasão escolar e despertar na comunidade o sentimento de pertencimento.

Coordenado em Cuiabá pela UNESCO e Prefeitura de Cuiabá, o Escola da Família integra o programa Abrindo Espaços para a Paz e funciona em Cuiabá há cinco meses.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244720/visualizar/