Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Janeiro de 2007 às 14:21

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas no sentido de reorganizar o Sistema Único de Saúde (SUS) na região Sul do Estado. O município de Rondonópolis é gestor pleno do sistema e também é referencia em vários serviços. O Estado e o município, numa ação conjunta, estão finalizando os estudos e as competências para reorganizar a rede.

É de gestão do Estado, no município de Rondonópolis, o Hospital Regional que, no ano passado enfrentou dificuldades na área de gestão, principalmente com a crise de insumos e medicamentos. No final do ano de 2006 a Secretaria de Estado de Saúde sanou esses problemas. Os repasses de medicamentos e insumos estão sendo normalizados. O que houve foi uma distorção de competências onde o hospital estava sobrecarregado no atendimento, sendo que o mesmo ocorreu com as unidades do município, ora pelo crescimento populacional e ora pelo aumento de oferta de serviços.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, garante que o Estado não ficou de braços cruzados perante a situação. Ele anunciou que tanto o Estado quanto o município chegaram a mesma conclusão na necessidade da divisão de competências para melhor atender aos usuários do Sistema Único de Saúde da região. Ficou acordado com o município de Rondonópolis que o Hospital Regional passará a atender os casos de cirurgia geral de Urgência e Emergência. Atenderá também os casos de cirurgia em traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia vascular e oftalmologia. E também assumirá algumas cirurgias eletivas que o município não tiver condições de realizar.

O município, por ser gestor pleno, atende a sua demanda espontânea no Pronto Atendimento, que é a porta aberta para a população ser atendida, além de estar em processo de pactuação de serviços com a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade e o Hospital São José. As demandas espontâneas de baixa complexidade não serão mais atendidas no Hospital Regional de Rondonópolis.

Esses entendimentos com o município foram acordados em conjunto entre o secretário Augustinho Moro e o prefeito Adilton Sachetti. Já com referencia ao Consórcio da Região Sul, ele tem o papel de auxiliar na contratação emergencial de pessoal sendo o repasse financeiro para o pagamento dos profissionais feito pela Secretaria de Estado de Saúde.

O secretário de Estado de Saúde explica que realização das cirurgias eletivas não é da competência do Consórcio. A realização delas é feita pela inclusão no Programa de Pactuação Integrada (PPI) entre os municípios, que transferem seus recursos e competências para municípios mais aptos a atender a população quanto este tem serviços de referencia na especialidade cirúrgica. Portanto o Consórcio tem trabalho meramente ambulatorial.

Outra medida adotada pela Secretaria de Estado de Saúde no reordenamento e organização da rede SUS foi a criação de mais uma Secretaria adjunta de Saúde, a de Unidades Descentralizadas, que passará a funcionar no mês de fevereiro e que tem a competência de cuidar das unidades de saúde do Estado como os Hospitais Regionais, Cridac, Cermac, Ceope, Adauto Botelho, entre outras, a fim de agilizar os processos administrativos internos tanto de compra, abastecimento de material, controle da oferta de serviços, como certificação de serviços prestados com excelência.





Fonte: Secom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244951/visualizar/