Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Janeiro de 2007 às 14:09
Por: Edimar santos

    Imprimir


O concurso público municipal para a prefeitura de Campo Novo do Parecis mobilizou mais de 900 candidatos. No total são 966 pessoas disputando 64 vagas. Os salários vão de R$ 520 à R$ 1.845 e estão dispostos nas mais diversas áreas e atividades, de trabalhador braçal a engenheiro civil.

Durante os 13 dias do período de inscrição, que foi de 10 a 23 de janeiro, e principalmente nos dias 22 e 23, o que se viu foi uma multidão de pessoas que lotou a biblioteca pública municipal para garantir a participação.

Conversando com alguns dos candidatos é possível perceber que a maioria não foi atraída pelos salários. O que realmente conta, na hora de optar pelo serviço público, ainda é a tão sonhada estabilidade profissional. "Passando num concurso público, temos uma estabilidade melhor. Não tem aquela questão de estar trabalhando e, de repente, ter que ser demitido durante uma redução de funcionários. Isso aconteceu comigo há pouco tempo. Estou desempregada há dois meses", revelou a estudante Rivanice Loyola, 19 anos.

Neste concurso a concorrência é proporcionalmente maior para o cargo de agente de fiscalização sanitária, onde 130 inscritos disputam apenas 02 vagas. Mas o cargo que atraiu o maior número de candidatos foi o de agente administrativo. São 373 candidatos para as 08 vagas ofertadas. O terceiro cargo mais concorrido é o de agente de vigilância (guarda), com 74 inscritos para 02 vagas.

O fenômeno do concurso público no Brasil foi tema de um programa do Globo Repórter, exibido em dezembro de 2006. De acordo com o professor De Lucca, entrevistado pelo programa, os aventureiros acabam ficando pelo caminho. "Muitos fazem o concurso como se fosse uma loteria. As pessoas entram na sorte e fazem as cruzinhas para ver se passam. Mas não funciona assim. No curso, por exemplo, mostramos que é mais fácil ganhar na Mega-Sena do que passar no concurso chutando", diz o professor.

Mas o que chamou a atenção no relatório divulgado pela Comissão de Concurso foi o fato de que enquanto alguns cargos apresentaram alto índice de concorrência outros nem sequer apresentaram a temida concorrência. É o caso do cargo de odontólogo, destinado ao Distrito Marechal Rondon. Apenas um candidato se inscreveu para a função. Outro foi o cargo de técnico de higiene bucal, que tem 03 candidatos para as 03 vagas.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244957/visualizar/