Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Dezembro de 2013 às 15:36

    Imprimir


Cuiabá recebe nesta terça-feira (10), durante todo o dia, o evento em comemoração aos 10 anos do Dia Internacional Contra a Corrupção. A ação surgiu de um acordo firmado entre mais de 100 países com o objetivo de combater a corrupção existente em várias nações.


 
Com uma programação toda especial e voltada especialmente para crianças, o evento é uma realização da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, Correios, Sindicato Nacional de Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) e Serviço Social da Indústria (Sesi-MT).


 
Sergio Akutagawa, chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso, explicou a importância do envolvimento das crianças desde cedo no processo contra a corrupção mundial. “Trabalhar e previnir a corrupção é uma ação diária e os órgãos públicos tem que estar sempre agindo em conjunto com a sociedade, neste caso em especial com as crianças. Abordar esse tema com elas e dentro da própria escola pode contribuir com a formação ética e na construção da cidadania responsável”.


 
Ele ainda afirma que o papel das crianças é muito importante na construção da sociedade. “Esses pequenos estudantes não são meros expectadores ou coadjuvantes, eles são o futuro da nossa nação, portanto, protagonistas no processo de construção de uma sociedade mais justa, responsável e inclusiva”.


 
Cerca de 200 crianças da Escola Municipal Elza Maria Luiz Esteves, Sesiescola unidades de Cuiabá e Várzea Grande, Grupamento de Crianças da Polícia Militar e do Projeto Bombeiros do Futuro, participaram do evento. Para elas foram oferecidas oficinas ministradas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Correios e CGU.


 
Os humoristas Nico e Lau também fizeram a festa da garotada, com muita alegria levaram uma peça teatral toda formulada especialmente para o tema central, a corrupção.


 
O site ‘Criança Cidadã-Portalzinho da CGU’, levou a participação do ‘Contador de Histórias’, que busca ensinar às crianças brasileiras noções de ética e cidadania por meio de jogos e historinhas. Os pequenos ainda assistiram apresentações dos personagens criados por Mauricio de Sousa, Mônica e Cebolinha. O escritor afirmou que o evento colabora em muito para a educação das crianças, mas que o enfoque deve ser voltado principalmente para medidas socioeducativas. “As ações educativas são fundamental no combate a corrupção. Por isso o Instituto Mauricio de Souza sempre estará presente em campanhas pela cidadania”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2450/visualizar/