Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Janeiro de 2007 às 08:50

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, com a participação da Secretaria de Estado de Saúde, o projeto de pesquisa 'Segurança Alimentar e Nutricional da População Residente na Área de Influência da BR-163'. O projeto é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo é analisar as condições de alimentação e nutrição da população residente nos municípios da área de influência da BR-163, como Diamantino, Alta Floresta, Sorriso e Sinop, nas regiões médio-norte e norte de Mato Grosso.

O Estado participa do projeto com cooperação técnica, fornecimento de transporte para as regiões a serem pesquisadas e capacitação para coleta de dados. O projeto deve ser concluído até julho de 2007. As conclusões tomadas a partir do resultado da pesquisa vão subsidiar a política de segurança alimentar e nutricional do Estado para a região da BR-163, beneficiando a uma população de 216 mil habitantes nos 4 municípios.

O projeto Segurança Alimentar da População da BR-163 desenvolve ações para caracterizar as famílias, de acordo com variáveis socioeconômicas, demográficas, ambientais e de estilo de vida, estimar a prevalência da desnutrição e da obesidade na população dos municípios envolvidos. Além disso, visa verificar o acesso e a disponibilidade dos alimentos utilizados pela população, avaliando o consumo alimentar, caracterizar uma lista de preparação de alimentação típica e mais freqüente da região, identificar situações que caracterizem vulnerabilidade à fome e verificar a presença de sujidades nas preparações culinárias utilizadas pela população.

Serão investigadas as condições de conservação (armazenamento), o manuseio durante a preparação, as condições de higiene e o valor nutricional dos alimentos. A pesquisa incluirá um levantamento para verificação de peso e altura dos moradores do entorno da BR-163.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245048/visualizar/