Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 26 de Março de 2013 às 13:47

    Imprimir


Dez bairros que foram afetados pelos alagamentos decorrentes das últimas chuvas, em Cuiabá, devem ser vistoriados pela Defesa Civil. Um levantamento recente do órgão apontou que há mais de 6,6 mil famílias morando perto dos 23 córregos que existem na capital.


 
Uma das casas já vistoriadas foi a da artesã Maria de Fátima, que mora há 10 anos às margens do córrego Figueirinha, no bairro Getúlio Vargas. “A situação é muito feia, então temos que sair. Não é nem uma questão de querer ou não sair, tem que sair mesmo pelo risco”, afirmou a moradora.



 
Os moradores estão sendo notificados e devem ser retirados do local. O coordenador da Defesa Civil do município, Oscar Amélito dos Santos, explicou que os moradores terão que sair das  áreas de risco e encontrar outro local para ficar até que a prefeitura providencie novas casas. Será feito um cadastro dessas famílias para a entrega dos novos lares.


 
O coordenador alertou que as pessoas que residem em Áreas de Preservação Permanente (APP) estão cometendo crime ambiental. Outro ponto discutido é o fato de o morador ocupar um imóvel localizado em uma área de risco sabendo que irá ganhar uma casa.


 
Alguns moradores do residencial São Gonçalo, próximo ao córrego do Machado, se recusam a deixar suas casas sem receber indenização. “A água bateu na cintura e meu marido estava doente. Perdi as coisas”, lamentou a dona de casa Josefa Francisca da Silva.


 
A Defesa Civil já havia alertado que 20 residências localizadas às margens do córrego Machado correm risco de desabar. Segundo o órgão, a Secretaria de Habitação do município prevê a entrega de 400 casas em abril para a transferência das famílias mais afetadas, além da construção de alojamentos multiuso para a acomodação de moradores nos casos de emergência.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24534/visualizar/