Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 27 de Janeiro de 2007 às 10:23

    Imprimir


Cerca de quinze toneladas de dez diferentes espécies de peixes foram encontradas mortas nesta semana nos arroios (riachos) Fragata e Moreira, em Pelotas (252 km ao sul de Porto Alegre). O motivo da mortandade é a salinização excessiva das águas.

Lagoas e riachos de Pelotas- cidade próxima à costa, no litoral sul gaúcho- recebem água salinizada por meio do canal São Gonçalo. Essa entrada da água do mar depende da direção tomada pelas correntes marítimas.

Acostumados com a água doce, peixes que habitam essas lagoas e riachos morrem quando há excesso de salinização. A retirada dos peixes mortos começou ontem.

No verão, com a diminuição das chuvas e dos níveis das lagoas e riachos, é comum a água salgada do mar penetrar na Lagoa dos Patos e, assim, chegar aos riachos que a ela se ligam.

Nas margens dos riachos, foram encontrados, desde terça-feira, cascudos, jundiás, lambaris, pintados, traíras, tambicus e mandinhos. Peixes dificilmente encontrados no sul do Estado, como carpas, também apareceram mortos.

Quando foram achados, os animais já estavam em estado de decomposição. Por isso, a Defesa Civil orientou a população ribeirinha a não consumi-los. A pesca não está proibida.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245412/visualizar/