Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 19:38
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Nortelândia está preparando uma extensa programação alusiva a comemoração do aniversário da cidade, que no próximo dia 05 de Fevereiro completará 53 anos de emancipação político-administrativa, que incluirá shows, queima de fogos e inaugurações de várias obras em andamento, bem como o lançamento de outras que serão concluídas este ano.

A Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, já está tomando os preparativos para garantir as festividades que vai se iniciar no domingo dia 04 de Fevereiro e encerrar no dia do aniversário (05). Nas festividades deverão estar presentes, lideranças políticas, deputados, prefeitos da região e demais autoridades locais.

O prefeito municipal, Vilson Ascari (PP), disse que em razão dos poucos recursos existentes, a administração fará uma programação enxuta, mas que marcará a data com muita alegria e de modo a atender a expectativa da população. “Haverá shows, queima de fogos e inauguração de várias obras, de modo que comemoraremos 53 anos em grande estilo” garantiu o prefeito. Ruberley Gomes de Resende (PMDB), Secretário Municipal de Administração, responsável por executar a programação, enfatizou a importância da participação da comunidade no evento.

“Esperamos que a comunidade participe de todos os atos, e assim renovemos o compromisso de continuar lutando por uma Nortelândia melhor” conclamou Resende.

“O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Garcia Taborda (PPS), garantiu que o legislativo estará presente através de seus integrantes e destacou a importância dos primeiros habitantes da cidade, que construíram a rainha do Médio-Norte”.

“Homens e mulheres corajosos desbravaram esta terra, construíram uma cidade forte e acolhedora, eles estão de parabéns, toda a comunidade está de parabéns” frisou Garcia.

O garimpo deu inicio há uma grande história

A origem de Nortelândia vem do garimpo e as atividades garimpeiras da região se perdem nos primeiros dias de Diamantino.

Em 1815, consta a abertura do garimpo de São Joaquim, nas imediações do centro da atual cidade de Nortelândia. A atividade garimpeira declinou, sendo substituída pela borracha, que também se exauriu. Por volta de 1937, começou efetivamente a formação do município.

O primeiro nome do lugar foi Santana dos Garimpeiros, devido ao orago e ao Rio Santana, que banha a cidade. A antiga Santana dos Garimpeiros atraiu muita gente para seus garimpos, especialmente do norte e nordeste do Brasil, derivando daí o nome da cidade, em homenagem aos nordestinos e nortistas que contribuíram, de forma decisiva à terra que escolheram para morar.

Caso único na história de Mato Grosso, o município foi criado duas vezes, a primeira em 11 de dezembro de 1953, com o nome de Santana dos Garimpeiros, e a segunda a 16 de dezembro do mesmo ano, com o nome de Nortelândia, com leis completamente diferentes, sem que a segunda fizesse menção à primeira, consolidou-se a segunda denominação: Nortelândia. Seria o caso de chamar “ “Nortelândia – “Santana dos Garimpeiros”“.

Dados Gerais do município

A População Total do Município era de 7.246 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 1.351 km² representando 0.1495% do Estado, 0.0844% da Região e 0.0159% de todo o território brasileiro. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.718 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Data de Fundação: 16/12/1953

Veja a programação do aniversário da cidade:

Dia 04/02/07- Domingo 9:00 - Início do Torneio de futebol – Estádio Barretão 21:00 - Show Baile na Praça Edgard de Araújo- Com a Banda Forró Rítimo Quente. 23:59 – Queima de Fogos

Dia 05/02/07 – Segunda Feira

8:00 - Início das Inaugurações:

- Reforma da Escola Caetano Dias Filho. Com recursos próprios

- Lançamento da construção de 5.877,84 m2 de Calçamento nas: - Avenida João Ponce de Arruda, entre as ruas Brás Alves Costa e a Rua dos Garimpeiros.

- Rua Brás Alves Costa, entre o final do asfalto até a Rua Expedicionário João P. Foles.

- Rua Prefeito Francisco Alves de Andrade, entre a Avenida João Ponce de Arruda até a Rua Expedicionário João P. Foles.

- Inauguração da Irrigação de 02 (duas ) hectares de plantação de abacaxi- Convênio Petrobras.

- Implantação do programa CRAS- Centro de Referência de Assistência Social ( Casa das Famílias) com os seguintes atendimentos: Atendimento Familiar, triagem para encaminhamento para INSS, área jurídica, trabalho de relacionamento familiar, palestras educativas, atendimento psico-social, cursos de capacitação para geração de emprego e renda. local : antiga casa das Irmãs.

- Inauguração da Sede da Pastoral da Criança, local antiga casa das Irmãs. - Lançamento do término da construção da Quadra da Escola Idalina de Farias. - Inauguração da Reforma da Escola Júlio Praxedes Duarte- Com Recursos Próprios.

- Inauguração e entrega oficial de 05 (cinco) casas .

- Lançamento da construção de 05 (cinco) casas. Rua Quintino Bocaúva.

- Visita no assentamento Nossa Terra Nossa Gente.

- Entrega aos produtores rurais do município de 01 (um) trator com grade.

14:00 -. Apresentação na Praça Edgard de Araújo (atração a confirmar)




Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245547/visualizar/