Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 08:29

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira (26) aos países ricos que assumam responsabilidade para chegar a um acordo para diminuir as barreiras comerciais pela rodada de Doha.

Em discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Lula pediu a esses países que façam concessões para permitir um acordo comercial que possibilite o desenvolvimento dos países mais pobres e disse que eles precisam entender que "as guerras não serão resolvidas com uma ajuda econômica de vez em quando".

Lula também cobrou dos países sul-americanos que "parem de viajar o mundo chorando a miséria". "Muitas vezes a responsabilidade é nossa", concluiu.

Durante a sessão plenária "Novas Estratégias para a Erradicação da Fome: uma conversa privada com o presidente do Brasil", Lula fez um balanço de seu primeiro mandato e disse que a meta são os programas sociais e a integração dos países latino-americanos. O presidente disse também ter pedido aos ministros Guido Mantega e Luiz Fernando Furlan que convidem os empresários estrangeiros para conhecer de perto o programa de aceleração da economia (PAC), lançado no início desta semana.

Respondendo a uma pergunta do presidente-executivo do fórum, Klaus Schwab, sobre o crescimento econômico do Brasil, Lula respondeu: "Ou vai, ou racha". Sobre a taxa de juros, o presidente disse que vai continuar caindo à medida em que o país for conquistando mais confiança. "Você não consegue derrubar a taxa de juros num passe de mágica", afirmou.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245757/visualizar/