Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Janeiro de 2007 às 20:51

    Imprimir


Os cerca de 6 mil garimpeiros que há cerca de dois meses exploram o ouro às margens do rio Juma, em Apuí, a 453 quilômetros de Manaus, serão vacinados contra febre amarela e tétano nos dias 28 e 29. A ação é da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e será executada por equipes de vacinação do próprio município e de Novo Aripuanã, a 225 quilômetros de Manaus, outro município próximo ao garimpo.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Juma, Antônio Pereira da Silva, até agora alguns garimpeiros sofreram alguns acidentes, mas ainda não houve nenhum caso de malária ou tétano. Segundo assessoria técnica da FVS, a necessidade de imunizar a população do garimpo foi determinada após resultados preliminares da fauna entomológica (insetos) realizados no local por técnicos da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. O estudo mostrou, nas barracas de lona usadas pelos garimpeiros, a presença de mosquitos Flebotomos, transmissor da leishmaniose. Também foram encontrados os mosquitos Haemagogus e Sabhetes, que transmitem a febre amarela silvestre.

Como não há vacina para leishmaniose, os garimpeiros estão sendo alertados sobre os riscos e sintomas para, caso infectados, comecem imediatamente o tratamento.

Além de estarem expostos a essas doenças transmitidas por mosquitos, os garimpeiros podem contrair tétano, já que durante a garimpagem também se expõem a cortes e ferimentos. Em relação à malária, o estudo dos técnicos apontou para a presença do mosquito transmissor, o Anopheles darlingi no porto que dá acesso ao rio Juma no garimpo. No local, já foi instalado um posto de diagnóstico e tratamento da malária e iniciado o primeiro ciclo de termonebulização espacial com inseticida (fumacê). Na área de garimpagem, não foram encontrados mosquitos da malária, o que pode ser explicado pela ausência de água limpa e parada, indispensável à reprodução do vetor.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245848/visualizar/