Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Janeiro de 2007 às 19:38

    Imprimir


O IBGE lançou hoje mapas temáticos da Amazônia, que pela primeira vez permitem visualizar, em conjunto, a distribuição espacial de atividades humanas com impacto na região, como desmatamento, mineração, pecuária e lavouras, com 2003 como ano base de informação. O objetivo, segundo o IBGE, é o planejamento territorial da Amazônia. Os mapas mostram que o desmatamento da região tem origem na atividade pecuária, desenvolvida nos anos 70. Segundo lembra o IBGE, nos anos 90 "surge um novo e importante vetor de ocupação com a entrada da agricultura capitalizada, com destaque para a soja".

Os mapas revelam também que a distribuição espacial das áreas desmatadas, assim como dos focos de calor, reflete o crescimento de atividades ligadas ao processo de expansão da fronteira agropecuária, tais como a extração de madeira, abertura de pastagem e expansão do cultivo de grãos. Os focos de calor, por exemplo, duplicaram entre 2000 e 2003. A análise do processo de ocupação do território mostra que há um grande grau de concentração fundiária.

A Amazônia Legal representa 59% do território brasileiro, distribuído por 775 municípios brasileiros, onde viviam no ano 2000, segundo o último Censo Demográfico, 20,3 milhões de pessoas, ou 12,32% da população nacional, sendo que 68,9% da população local vivia em áreas urbanas.

Estimativas do IBGE, considerando o ano de 2004, indicam que a população da Amazônia Legal vai aumentar em quase 2 milhões de pessoas em quatro anos, com crescimento que variam de 5%, no Maranhão, a 15% no Amapá.

Os mapas estão sendo distribuídos pelo Ministério do Meio Ambiente e podem ser acessados na página do IBGE na Internet (www.IBGE.gov.br) no link Geociências.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245854/visualizar/