Aldo fará seminário a dois dias da eleição na Câmara
Os deputados, sobretudo os novatos na função, irão a Brasília aprender sobre o funcionamento da Casa. A hospedagem, com direito a acompanhante, será paga pela Câmara.
A "ambientação", denominada de Encontro Parlamentar da 53ª Legislatura, começa às 9h30 do dia 30 com um discurso de Aldo. Será o primeiro encontro dele, de forma conjunta, com os novos deputados eleitos, alvos de assédio no último mês pelos três candidatos à presidência da Casa.
Aldo também encerrará o evento, no fim da tarde do mesmo dia, de acordo com o programa. Questionado se este seria um evento de campanha, ele negou: "A Câmara deve prestar recepção e informações sobre o funcionamento da Casa. E é natural que o presidente da Câmara faça as boas-vindas."
Todos os deputados estão convidados a participar. Mas a agenda está voltada aos novatos -236 dos 513 deputados. Até ontem, 211 já tinham confirmado presença.
Crítica
Candidato do PSDB à presidência da Câmara, o deputado Gustavo Fruet (PR) criticou o fato de o evento ocorrer às vésperas da eleição. "Aula se dá no exercício da presidência, e não antes", afirmou. Até a conclusão desta edição, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que também disputa a vaga, não havia respondido à reportagem.
No evento, de acordo com o programa, os deputados ouvirão explanações sobre "a relação com a mídia, o processo legislativo, a elaboração do orçamento e a gestão estratégica". Além de Aldo, estão previstas palestras de diretores técnicos da Casa e de Inocêncio Oliveira (PL-PE), primeiro-secretário da Câmara, responsável pelos serviços administrativos.
De fora da Câmara, foram convidados o jornalista Franklin Martins, da TV Bandeirantes, e Oscar Motomura, principal executivo da Amana-Key. Segundo a Casa, eles não receberão cachê.
Tradicionalmente, a Casa paga a estadia, em Brasília, dos deputados novatos que vêm para a posse. Depois de assumirem o mandato, eles têm direito a um auxílio-moradia.
Desta vez, entretanto, os gastos vão ser maiores, já que os deputados virão três dias antes do previsto, justamente para participar do seminário.
Eles ficarão hospedados no Hotel Nacional, que foi escolhido por meio de licitação. A Câmara pagará R$ 125 de diária, o que dará custo total aproximado de R$ 79 mil só com estadia.
A direção administrativa da Casa também decidiu adiantar 50% da cota de passagens a que cada deputado tem direito para que eles venham a Brasília para o seminário e a posse sem custos adicionais de transporte.
Segundo a assessoria da Câmara, esta é a primeira vez que é realizado um seminário do gênero. O diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio, afirmou ontem que a "ambientação" foi iniciativa da administração técnica da Casa. Segundo ele, o seminário vem sendo preparado há cerca de quatro meses.
"Copiamos inclusive de outros parlamentos, em outros países. Os deputados chegam aqui verdes, sem conhecer o funcionamento da Casa. Então a idéia foi mostrar logo os instrumentos que eles têm para trabalhar", afirmou. Ele alegou ser mais difícil reunir os eleitos para este tipo de iniciativa após a posse -daí o evento ter sido marcado para o dia 30.
Comentários