Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 23 de Janeiro de 2007 às 22:31

    Imprimir


A zona ribeirinha de Bauru tem registrado inundações periódicas, com veículos arrastados pela enxurrada e outros problemas típicos da época. A periferia também sofre com ruas intransitáveis, que alteram o percurso dos ônibus e deixam parte dos moradores sem transporte. Outro problema da área urbana está nas árvores, muitas delas de grande porte, que são derrubadas pelo vento e causam danos em prédios e veículos.

Existem aproximadamente 80 barracos próximos à erosão do Parque Jaraguá que são monitorados pela Defesa Civil. O Jardim Nicéia, na região sudeste da cidade, também possui imóveis em situação de risco. Mas a chuva tem provocado mais danos na região. Em Jaú, a chuva forma grandes enxurradas e inunda imóveis. Pequenos afluentes do Rio Jaú têm transbordado e invadido casas e prédios comerciais.

Os maiores problemas ocorrem em Pongaí, onde o prefeito Ademir Bortoli (PSDB) decretou estado de calamidade pública e estima os prejuízos em R$ 1 milhão. Oito pontes foram danificadas e hoje são substituídas por passagens precárias, mas a zona rural ainda tem regiões isoladas. Também estão enfrentando problemas Reginópolis, Getulina, Lins e Pirajuí, onde caiu hoje uma barreira sobre a linha ferroviária, cobrindo os trilhos numa extensão de 200 metros. A concessionária ALL (América Latina Logística) já desobstruiu a área e restabeleceu o tráfego no trecho, que faz parte da ligação São Paulo - Mato Grosso do Sul.

O acúmulo de umidade fez ressurgir na região o caramujo gigante, já registrado nos últimos anos. Só em Lençóis Paulista, no trabalho de um dia, foram capturados 150 quilos do molusco. A saúde pública orienta a população a recolhê-los sem contato manual e matá-los com sal para evitar a proliferação. Adverte que em hipótese alguma devem ser consumidos.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246384/visualizar/