Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Janeiro de 2007 às 07:25

    Imprimir


Depois do Greenpeace ter premiado o governador Blairo Maggi com Motoserra de Ouro, em 2005, ano em que Mato Grosso foi responsável por 40% do desmatamento na Amazônia, outras Organizações Não Governamentais estão se organizando para premiá-lo, agora com o prêmio 'Caranguejo de Ouro'. Argumentam que, ao determinar o fechamento do Batalhão Ambiental, o governador 'estaria andando para trás como caranguejo'. Maior produtor individual de soja do mundo, Maggi será procurado na próxima semana para entrega simbólica do prêmio.

Ele se mostrou indignado ao ser perguntado sobre o assunto pela jornalista Lauristela Guimarães, repórter da TV Record Canal 10, nesta segunda à noite, tão logo chegou de Brasília. O governador observou que as ONGs se calam e não declaram apoio quando a sua administração acerta nas ações. Já quando toma alguma decisão que desagrada essas organizações elas partem para o ataque. "Ninguém dá uma palavra de apoio quando a gente acerta. Eu já estou acostumado com os ataques", comentou.

Blairo Maggi explica que a reformulação no Batalhão de Polícia Ambiental não significa o fim da fiscalização ou descuido do governo quando à preservação do meio ambiente. Destaca que, em verdade, o Batalhão ganhará reforço no efetivo e terá novas atribuições na fiscalização e combate aos crimes ambientais em Mato Grosso, como combate aos desmatamentos irregulares, queimadas não-autorizadas e pesca predatória. Com a nova estrutura, o número de efetivo sai de 130 para mais de 500 policiais, já que o Batalhão poderá convocar, quando necessário, até 10% do efetivo de cada unidade militar para apoio tático e técnico, em qualquer região do Estado.

O Comando do Batalhão Ambiental vai funcionar nas dependências da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A tropa, porém, será mantida na atual estrutura física na Cidade de Deus, em Várzea Grande. No interior, o efetivo será incorporado aos batalhões normais da PM. Segundo o governador, os policiais vão passar por cursos e treinamentos na área ambiental. "Agora, não vamos ter só 130, mas toda a PM para cuidar da segurança e também do trabalho na área ambiental".





Fonte: RDNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246598/visualizar/