Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Janeiro de 2007 às 18:31

    Imprimir


Um dos mais influentes dissidentes religiosos do Irã, grão-aiatolá Hossein Ali Montazeri, afirmou hoje que a agressiva diplomacia nuclear do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad tem prejudicado os interesses do país. Os comentários de Montazeri se unem a declarações de conservadores do Irã de Ahmadinejad têm despendido esforços demais em manobras contra os Estados Unidos e não tem cuidado da economia do país.

No entanto, Montazeri, de 85 anos, apoiou o programa nuclear, ao afirmar que os iranianos possuem direitos e que eles devem ser respeitados. "Temos de lidar com o inimigo com sabedoria, e não provocá-lo", ensinou. "Essa (provocação) apenas causa problemas para o país", disse ele a um grupo de reformistas e oposicionistas na cidade sagrada de Qom, cerca de 130 km ao sul de Teerã.

"É este nosso único direito definitivo?", perguntou o religioso, se referindo ao programa nuclear. "Não temos outros direitos?". "Alguns países não possuem petróleo e gás. Mas mesmo assim eles continuam firmes. Nós temos estes produtos, mas não pensamos nos problemas internos de nosso país, apenas concentrando forças em conflitos externos", disse Montazeri, criticando a política de Ahmadinejad.

Montazeri é um dos poucos grão-aiatolás do mundo, os mais altos teólogos da fé muçulmano xiita. Ele chegou a ser designado sucessor do aiatolá Ruhollah Khomeini, mas caiu em desgraça com o líder da revolução islâmica de 1979 pouco antes de sua morte por ter criticado a concentração de poderes nas mãos de clérigos não eleitos.





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246674/visualizar/