Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Janeiro de 2007 às 15:28

    Imprimir


Produtores do distrito de Santo Antônio do Caramujo, distante 30 quilômetros de Cáceres, na BR-174 sentido Pontes e Lacerda, pretendem entrar para o Guinness Book (livro dos recordes) com um feito, no mínimo, curioso. Eles pretendem confeccionar a maior pamonha do planeta. A idéia, de acordo com o professor e líder comunitário, Luiz da Guia Cintra, será unir produtores e moradores para confeccionar uma pamonha gigante de 250 quilos, com dois metros de comprimento por 80 centímetros de diâmetros. Santo Antônio do Caramujo é conhecido regionalmente, como grande produtor milho.

Pelos cálculos, serão necessários cerca de 3 mil espigas, além de dezenas de quilos de palhas e outros apetrechos. "Matéria prima é que não irá faltar. Caramujo é um dos maiores produtores de milho da região", gaba-se Luiz da Guia.

A pamonha será confeccionada e apresentada durante a "I Festa da Pamonha do Caramujo" que acontece no dia 10 de fevereiro. Além da pamonha gigante, de acordo com a programação da festa, será feita uma exposição de vários outros alimentos derivados do milho verde. Entre eles, cural, creme, aloá, entre outros. Na oportunidade também será feito um concurso para apresentação da pamonha mais criativa. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro que variam de 100 até 500 reais, dependendo da classificação do candidato.

O objetivo maior, segundo Luiz da Guia, será promover a integração da comunidade, mas, principalmente, sensibilizar as administrações municipais à inserir na merenda escolar os produtos derivados do milho. "O milho é altamente rico em vários nutrientes. Criança que come milho é criança sadia.

Por isso queremos que os prefeitos da região incluam o milho verde no cardápio da merenda escolar", diz acrescentando que "isso ocorrendo, o milho existente em abundância na região passará a ser mais uma fonte de renda dos produtores", afirma.





Fonte: 24Horasnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246717/visualizar/