Famílias desabrigadas pela enchente de Cáceres começam a retornar às casas
"Estamos agora na segunda fase, que é a de avaliação dos danos", disse o tenente coronel Borges à equipe do RMT Online.
As 320 pessoas que ficaram desabrigadas estão retornando aos poucos aos lares. É um trabalho gradativo, que tem que ser feito de acordo com a limpeza dos locais afetados pela água. A Defesa Civil disponibilizou material para essa limpeza, como água sanitária, para que seja utilizada no interior das residências e também nas caixas d'água.
O tenente informou que uma das prioridades neste momento é prevenir doenças. É recomendado que os pais não deixem as crianças brincarem com a água das chuvas, que pode estar contaminada.
Um dos locais afetados pela enchente foi o cemitério da cidade. De acordo com o tenente, é um local de risco de contaminação por causa dos fósseis. O posto da Polícia Militar, que fica atrás do cemitério também passará por uma limpeza.
As famílias também devem ficar atentas aos animais peçonhentos, como ratazanas. A recomendação é que elas não entrem em contato com o animal e que liguem para o Corpo de Bombeiros da cidade.
Cerca de duas mil pessoas foram atingidas pela enchente. As famílias desabrigadas estão alojadas em escolas municipais e creches do município. Foram encaminhadas a Cáceres mais de 400 cestas básicas, 200 colchões e 200 cobertores.
Não chove forte na cidade desde a semana passada. (CH)
Comentários