Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Janeiro de 2007 às 04:40

    Imprimir


O abade Pierre, fundador dos Companheiros de Emmaus, comunidades que ajudam na inserção dos mais desfavorecidos em mais de 40 países, morreu hoje aos 94 anos, informou o presidente da Emmaus-França, Martin Hirsch.

O religioso, cujo verdadeiro nome era Henri Grouès, morreu às 05h25 (02h25 em Brasília) no hospital parisiense de Val-de-Grâce, onde tinha sido internado no último dia 14 por uma infecção pulmonar, indicou Hirsch.

O abade Pierre fundou a primeira comunidade Emmaus em 1949 nos depósitos de lixo dos arredores de Paris. Cinco anos depois, lançou a famosa chamada de inverno de 1954 nas ondas da "Rádio Luxemburgo" em favor dos sem-teto.

Seu lema "dar de comer antes de evangelizar" o transformou na pessoa mais respeitada pelos franceses e a mais popular após a morte do oceanógrafo Jacques Cousteau.

Quando pediu que o tirassem dessa pesquisa anual, seu posto foi ocupado pelo jogador Zinedine Zidane.

Sua morte, segundo o presidente francês, Jacques Chirac, atinge o "coração" de toda a França, que perde "uma imensa figura, uma consciência, uma encarnação da beleza".

Em comunicado, Chirac se mostrou muito abalado pela perda do abade Pierre, por quem tinha "um imenso respeito e uma profunda admiração".




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246919/visualizar/