Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Janeiro de 2007 às 21:36

    Imprimir


O governador da cidade de Karbala, Akil al-Khazali, disse hoje em entrevista coletiva que foram "desconhecidos" que mataram no sábado cinco soldados americanos reunidos com policiais iraquianos em Bagdá, cidade santa para os xiitas.

Segundo Khazali, o ataque foi cometido por "elementos desconhecidos que se vestiram como as tropas iraquianas e americanas, e usaram veículos parecidos aos do Exército americano".

Para o governador, o incidente é uma "violação da segurança", mas se negou a responsabilizar alguém pelos fatos.

Segundo o Exército dos EUA, os atacantes eram membros de uma "milícia ilegalmente armada", o que foi interpretado como uma alusão às milícias xiitas, em contraposição às sunitas, cujos grupos costumam ser qualificados de "insurgentes" ou "rebeldes".

Segundo Khazali, os atacantes usaram "bombas de som" contra o edifício da polícia onde acontecia a reunião, que sofreu danos leves.

Nessa reunião, os soldados americanos estavam coordenando com a polícia iraquiana as medidas de segurança necessárias na cidade para receber as centenas de milhares de peregrinos que devem chegar até 30 de janeiro para a festividade da "Ashura", uma das maiores do calendário xiita.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246931/visualizar/