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Comissão voltará a ouvir pilotos do Legacy
G1 - A comissão que investiga o acidente com o Boeing da Gol pretende fazer uma nova entrevista com os pilotos americanos do jato Legacy, fabricado pela Embraer, após tomarem conhecimento que o aparelho anticolisão (TCAS) estava desligado. A investigação já sabia desse fato desde dezembro e quer apurar, agora, que procedimentos podem ter levado ao desligamento do TCAS, pois acreditam que não foi uma atitude deliberada.
"A investigação quer perguntar aos pilotos o que eles teriam feito para ter ocorrido isso. Eles podem ter mexido em algo que fez o desligamento sem que o objetivo fosse esse", afirma uma pessoa próxima às investigações, que pediu para não ser identificada. A comissão, porém, ainda não definiu a data para fazer uma nova entrevista com os pilotos. "Aparentemente não foi uma atitude deliberada. Eles (pilotos) se surpreenderam (com o TCAS desligado)", acrescenta.
Segundo essa fonte, o TCAS recebe sinais do transponder - aparelho que torna uma aeronave visível no espaço aéreo - e é por meio desse envio de dados que o TCAS dá seus comandos. "Se o transponder não estava funcionando, o TCAS não identifica a outra aeronave em rota de colisão", acrescenta. Relatório preliminar da comissão divulgado no ano passado já havia constatado que o transponder estava inoperante.
Como parte dessa investigação, a comissão entrou em contato com a fabricante do transponder para apurar quais procedimentos podem ter levado ao desligamento desse aparelho sem que os pilotos quisessem desligá-lo intencionalmente.
"A investigação quer perguntar aos pilotos o que eles teriam feito para ter ocorrido isso. Eles podem ter mexido em algo que fez o desligamento sem que o objetivo fosse esse", afirma uma pessoa próxima às investigações, que pediu para não ser identificada. A comissão, porém, ainda não definiu a data para fazer uma nova entrevista com os pilotos. "Aparentemente não foi uma atitude deliberada. Eles (pilotos) se surpreenderam (com o TCAS desligado)", acrescenta.
Segundo essa fonte, o TCAS recebe sinais do transponder - aparelho que torna uma aeronave visível no espaço aéreo - e é por meio desse envio de dados que o TCAS dá seus comandos. "Se o transponder não estava funcionando, o TCAS não identifica a outra aeronave em rota de colisão", acrescenta. Relatório preliminar da comissão divulgado no ano passado já havia constatado que o transponder estava inoperante.
Como parte dessa investigação, a comissão entrou em contato com a fabricante do transponder para apurar quais procedimentos podem ter levado ao desligamento desse aparelho sem que os pilotos quisessem desligá-lo intencionalmente.
Fonte:
G1
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247064/visualizar/
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