Cuiabá: Ponte Júlio Müller completa 65 anos neste sábado
Em 1942, a ponte foi inaugurada pelo interventor Júlio Strubing Müller. Dentre os benefícios, a ponte ajudou a mudar o sistema de comunicação e transporte entre as duas cidades, além de facilitar a entrada dos habitantes do norte do Estado à capital e vice e versa.
Depois de três anos da inauguração, a partir do acesso em concreto Várzea Grande conquistou a energia elétrica para a cidade e passou a contabilizar um forte e contínuo desenvolvimento. Passados 43 anos, a cidade industrial passa a sentir os reflexos da forte migração iniciada em meados dos anos 70. A ponte, que até então tinha apenas uma pista de mão dupla, é ampliada com a construção da segunda pista no sentido Várzea Grande/Cuiabá, desafogando o fluxo de veículos. A obra da segunda pista foi iniciada em 1985 e inaugurada em 15 de março do ano seguinte, no governo Júlio Campos.
Atualmente outras quatro pontes interligam as duas cidades como a Sérgio Motta, que dá acesso direto à região do Coxipó (Cuiabá) e Cristo Rei (Várzea Grande), a Maria Elisa Bocaiúva – a chamada Ponte Nova – que liga a Avenida Miguel Sutil à Avenida da FEB e a ponte Mário Andrezza, que facilita o tráfego dos veículos de cargas com destino ao Norte do Estado e a ponte Juscelino Kubitschek (JK) – região Poço Fundo, em Bonsucesso – que dá acesso ao Sul e Norte do Estado (Rodovia dos Imigrantes).
Comentários