Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 20 de Janeiro de 2007 às 03:37

    Imprimir


O Papa Bento XVI reiterou seu "respeito e estima" pelo Islã e dos fiéis cristãos pelos muçulmanos, durante a apresentação das credenciais do novo embaixador da Turquia no Vaticano, Ahmet Necdet Sezer.

A cerimônia de apresentação serviu ao Papa para lembrar sua "memorável" viagem à Turquia, na qual expressou "repetidas vezes" o respeito da Igreja Católica pelo Islamismo e a estima dos cristãos aos muçulmanos.

O Papa lembrou que este sentimento foi "particularmente" expressado no momento de sua visita à Mesquita Azul de Istambul, quando rezou junto com o imame desse templo.

Mais uma vez, o Pontífice pediu aos seguidores "das diferentes religiões que se esforcem para trabalhar juntos em favor da paz".

Segundo Bento XVI, é necessário denunciar a violência que "muito freqüentemente foi utilizada no passado sob o pretexto de motivações religiosas".

"O diálogo, necessário entre as autoridades religiosas de todos os níveis, começa na vida de cada dia com a estima e o respeito mútuos", acrescentou.

Bento XVI aproveitou a ocasião para expressar ao Governo turco o desejo da Igreja de "poder gozar de um estatuto jurídico reconhecido, além da instalação de uma instância oficial de diálogo entre a Conferência dos Bispos e as Autoridades do Estado".

Além disso, o Papa elogiou os esforços da Turquia na comunidade internacional em favor da paz, e especialmente seu trabalho "para a reabertura das negociações no Oriente Médio", assim como o esforço visando "a reconstrução" do Líbano e o favorecimento do "diálogo construtivo entre todas as partes que constituem a sociedade libanesa".

Por sua vez, o embaixador agradeceu ao Pontífice o "apoio" oferecido pelo Vaticano no processo de negociações de adesão da Turquia à União Européia.

O diplomata também destacou o "valor simbólico" da visita de Bento XVI à Turquia, que serviu para "esclarecer alguns mal-entendidos" e "contribuiu para reforçar o diálogo entre religiões e culturas".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247197/visualizar/