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Cerca de 70% dos atendidos realizados na unidade são de vítima de colisões e pessoas atropeladas
60% do IPTU fica no PS
Um comparativo feito pelo secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, apontou que dos R$ 60 milhões arrecadados anualmente com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2012), 60% são aplicados no custeio de pacientes que sofreram traumas e/ou acidentes de trânsito, apenas no pronto-socorro de Cuiabá.
De acordo com o secretário, o custeio total do pronto-socorro é de R$ 6 milhões por mês da receita própria, e R$ 1,5 milhão de convênio com o governo Federal. Cerca de 70% dos casos atendidos na unidade de saúde correspondem a acidentes de trânsito, especialmente motocicletas. Sendo assim, do total, R$ 5,5 milhões custeiam esses pacientes.
Os R$ 5,5 milhões ao mês, multiplicados pelos doze meses do ano, resultam no gasto de R$ 66 milhões ao ano, sendo que R$ 48 milhões são retirados da arrecadação do IPTU. Dessa forma, restariam apenas R$ 12 milhões do imposto arrecadado para outros gastos (se considerarmos o arrecadado em 2012).
Em 2012, foram atendidos 4.435 acidentes com motocicletas no pronto-socorro, sendo que 74,3% envolvem homens. Também foram atendidos 1.179 acidentados com carro e 298 pessoas atropeladas.
“Deve-se lembrar que as únicas fontes de receita da prefeitura são a arrecadação de impostos e recursos federais”, explicou Kamil Fares.
Para o secretário, os gastos são exorbitantes e dificultam o atendimento de pacientes de outras especialidades médicas. “Esses R$ 48 milhões são gastos só com acidentes. Não estou falando de problemas cardíacos ou neurológicos, por exemplo”, enfatizou.
Além da conscientização de motoristas e motociclistas, Fares acredita que medidas mais rigorosas devam ser tomadas por parte da administração pública municipal e estadual, como melhoras no transporte coletivo e controle na venda de motos. “Cerca de 50% dos envolvidos em acidentes não tem habilitação. Só deveriam ser vendidas motos para quem apresentasse a carteira de motorista”, opinou.
Segundo Kamil Fares, a prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Saúde, irá iniciar campanhas de conscientização contra acidentes de trânsito, voltadas especialmente para pilotos de motocicletas. “O objetivo é poder aplicar o IPTU arrecadado em planos mais úteis para a sociedade cuiabana”, disse.
SOCORRO – No ano passado, mais de 10 mil atendimentos foram realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mais de 90% dos casos está relacionado com acidentes de trânsito.
A fragilidade das motocicletas e a falta de preparação dos condutores fazem com as colisões com moto sejam predominante nos atendimentos.
De acordo com o secretário, o custeio total do pronto-socorro é de R$ 6 milhões por mês da receita própria, e R$ 1,5 milhão de convênio com o governo Federal. Cerca de 70% dos casos atendidos na unidade de saúde correspondem a acidentes de trânsito, especialmente motocicletas. Sendo assim, do total, R$ 5,5 milhões custeiam esses pacientes.
Os R$ 5,5 milhões ao mês, multiplicados pelos doze meses do ano, resultam no gasto de R$ 66 milhões ao ano, sendo que R$ 48 milhões são retirados da arrecadação do IPTU. Dessa forma, restariam apenas R$ 12 milhões do imposto arrecadado para outros gastos (se considerarmos o arrecadado em 2012).
Em 2012, foram atendidos 4.435 acidentes com motocicletas no pronto-socorro, sendo que 74,3% envolvem homens. Também foram atendidos 1.179 acidentados com carro e 298 pessoas atropeladas.
“Deve-se lembrar que as únicas fontes de receita da prefeitura são a arrecadação de impostos e recursos federais”, explicou Kamil Fares.
Para o secretário, os gastos são exorbitantes e dificultam o atendimento de pacientes de outras especialidades médicas. “Esses R$ 48 milhões são gastos só com acidentes. Não estou falando de problemas cardíacos ou neurológicos, por exemplo”, enfatizou.
Além da conscientização de motoristas e motociclistas, Fares acredita que medidas mais rigorosas devam ser tomadas por parte da administração pública municipal e estadual, como melhoras no transporte coletivo e controle na venda de motos. “Cerca de 50% dos envolvidos em acidentes não tem habilitação. Só deveriam ser vendidas motos para quem apresentasse a carteira de motorista”, opinou.
Segundo Kamil Fares, a prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Saúde, irá iniciar campanhas de conscientização contra acidentes de trânsito, voltadas especialmente para pilotos de motocicletas. “O objetivo é poder aplicar o IPTU arrecadado em planos mais úteis para a sociedade cuiabana”, disse.
SOCORRO – No ano passado, mais de 10 mil atendimentos foram realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mais de 90% dos casos está relacionado com acidentes de trânsito.
A fragilidade das motocicletas e a falta de preparação dos condutores fazem com as colisões com moto sejam predominante nos atendimentos.
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24747/visualizar/
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