Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 16:23

    Imprimir


Nesta quinta-feira(18) o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Edivá Pereira Alves, reuniu-se com a equipe que coordenará os trabalhos do Programa Cuiabá Solidária, que está sendo criado para assistir famílias em situação de alta vulnerabilidade social e miséria.

O Programa funcionará em forma de núcleo de assistência social em 5 bairros da periferia de Cuiabá: Jardim União, Jardim Araçá, Planalto, Tijucal e Pedra 90.

Com sede nos Centros de Referência em Assistência Social(CRAS) que já funcionam nesses bairros, cada núcleo terá uma equipe de pelo menos 8 profissionais incluindo assistentes sociais, psicólogos, motoristas e auxiliares administrativos para visitar, fazer o diagnóstico e providenciar o atendimento de cada família de acordo com as necessidades levantadas.

O secretário Edivá Alves explicou que a assistência não se limitará às questões emergenciais como cestas básicas, saúde, moradia ou inclusão da família em programas de transferência de renda como Bolsa Família, Peti, BPC(Benefício de Prestação Continuada, do INSS). Como o próprio nome da secretaria faz referência, às famílias serão oferecidos cursos profissionalizantes, ou seja, o desenvolvimento humano, uma maneira de fazer com conquistem a independência profissional e econômica.

Esse programa substituirá o Setor Emergencial, um departamento que funciona na Secretaria de Assistência Social composto por um pequeno grupo de assistentes sociais.

O trabalho do “Cuiabá Solidária”, destacou o secretário, será desenvolvido em parceria com as lideranças comunitárias como presidentes das Associações de Moradores e dos Clubes de Mães. Além de aproximar a prefeitura do cidadão, com esse programa, assinala Edivá, a Prefeitura que melhorar e tornar mais ágil o atendimento daqueles que mais precisam da ajuda do poder público.

EXERCÍCIO DE CAMPO

Esta semana, as assistentes sociais que vão coordenar os trabalhos nos bairros fizeram o primeiro exercício de campo do novo programa. Elas fizeram o diagnóstico social do bairro Costa Verde, uma pequena comunidade carente que fica entre as Avenidas Jurumirim e dos Trabalhadores, próximo ao bairro Carumbé.

O exercício de campo foi acompanhado pelo secretário Edivá Alves, a presidente da União das Associações de Clubes de Mães, Eloísa Dorileo, da presidente da Associação de Moradores do bairro, Ângela Maria Moreira Dias, e do Clube de Mães, Elineuza Pereira Neves.

Nesse pequeno bairro, a equipe identificou 10 famílias que se enquadram no perfil do Cuiabá Solidária. Um dos casos é de dona Tânia Regina de Araújo, de 33 anos. Separada, mãe de quatro filhos, o mais velho com 12 anos, dona Tânia é portadora de artrite reumática e anemia, doenças que a tornaram paralítica.

Ela e os filhos vivem com o benefício de um salário mínimo pago pelo INSS. Mas além de assistência médica, a casa onde Tânia mora precisa de reparos urgentes porque a umidade está tornando o ambiente insalubre para ela e seus filhos.





Fonte: PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247523/visualizar/