Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 24 de Março de 2013 às 08:53

    Imprimir


A Prefeitura de Batatais (SP) realizou na sexta-feira (22) uma operação para identificar e retirar moradores de rua da cidade. Equipes da Guarda Civil Municipal, Polícias Militar e Civil e entidades sociais abordaram ao menos 30 andarilhos. Destes, nove foram levados para casas de abrigo ou voltaram para as suas cidades de origem.

Segundo o inspetor da GCM Marcelo Borges Fracarolli, os principais pontos onde os moradores de rua se concentram foram visitados. “Não existe um local específico como nas grandes cidades, então visitamos diversos lugares. Essas pessoas acabam se desvinculando da família e enfrentando problemas como drogas e álcool e procuram abrigo em prédios municipais abandonados, por exemplo”, disse.

A abordagem foi feita por psicólogos e representantes de abrigos. “Chamamos entidades que dão suporte e que estendem a mão aos usuários de entorpecentes e de bebidas. A gente fazia a segurança verificando se eles estavam com grande quantidade de droga”.  Todos os moradores de rua abordados foram cadastrados em um sistema.

Recusa
Mesmo com a ajuda, houve gente que recusou abrigo, segundo Francisco Ferreira Alves, fundador de uma das casas de acolhimento a participar da operação. Segundo ele, o consumo de droga faz com que a pessoa rejeite auxílio. “Principalmente se for pedra [crack], que faz com que a pessoa perca o controle e a vontade de viver. Também temos casos de gente que somente aceitou vir porque estava em estado terminal”, afirmou.

De acordo com Alves, ao menos três andarilhos aceitaram a assistência oferecida. Um deles é Wesley Silva Borges, de 26 anos. Ele disse ter saído de casa, em razão de brigas com familiares e da dependência química. “Foi tudo por causa da droga. Fui embora achando que seria melhor, mas foi pior porque fiquei sem a confiança dos parentes e ainda fiz coisas de que me arrependo. Mas digo que tenho fé e muita força de vontade para tentar melhorar minha vida e arrumar um serviço digno”, disse.

Prefeitura
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que encaminha pessoas para entidades parceiras particulares e banca a estadia de quem não tem condições de pagar pelo próprio tratamento. A administração municipal ainda comunicou que ajuda no retorno de moradores para outros municípios.

Equipes abordam moradores de rua em Batatais, SP (Foto: Márcio Meirelles/EPTV)Equipes abordam moradores de rua em Batatais, SP (Foto: Márcio Meirelles/EPTV)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24759/visualizar/