Nova Mutum se prepara para assumir licenciamento ambiental
Ao assumir os licenciamentos será de competência do município licenciar os empreendimentos e atividades urbanas de pequeno e/ou médio níveis de poluição e degradação ambiental, isso tanto em empreendimentos industriais, comerciais ou de serviço. Esta decisão obedece à resolução 237/97 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que prevê ao órgão municipal a competência do licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local.
Sendo o Licenciamento liberado pelo município haverá também controle na hora de liberar o Alvará de Funcionamento e 'habite-se', já que isso será feito apenas para quem tenha o documento, respeitando inclusive o plano diretor do município. Segundo informações da Sema, 65 cidades estão em processo de descentralização e a expectativa é que todos os 141 municípios mato-grossenses assumam a gestão ambiental urbana. Os municípios de Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Campo Verde já assumiram.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Moraes Filho, alguns ajustes ainda estão sendo feitos para que se possa assumir a expedição. Ele destacou que num primeiro momento, caso seja necessário ou equipe não possua capacidade técnica para resolver o processo, o mesmo será remetido à Sema. Com a mudança a gestão municipal também será beneficiada, pois recebe a taxa de licenciamento ambiental e passa a ter mais autonomia.
Com a descentralização da gestão ambiental urbana a Sema poderá investir mais e melhor no controle da gestão ambiental rural, onde estão as mineradoras, usinas de álcool, hidrelétricas, estradas, pontes, entre outros.
Comentários