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Quarta - 17 de Janeiro de 2007 às 20:17

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Posto de Beneficio do INSS em Poconé desrespeita a população PoconéOnline Atualmente, Mato Grosso conta com aproximadamente 40 unidades de atendimento da Previdência social. São quase 30 APS fixas, dois PREVMóvel, sete PREVCidade, mantidas mediante convênios com as Prefeituras e uma unidade de atendimento ao idoso.

Porém mesmo com o Programa de Melhoria do Atendimento, criado em 23 de julho de 1998, tendo por finalidade, rever o sistema de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), focando a agilidade na prestação dos serviços, comodidade de seus usuários e ampliação do controle social, a cidade de Poconé (a 100km de Cuiabá) é a vergonha da instituição, o Posto de Beneficio de Poconé em seu escritório local se tornou à perna coxa da instituição no estado e o que é pior, pois não é vista pelo olho sego da Gerência executiva do INSS de MT.

Em 21 de janeiro Poconé comemora 226 anos de um povo lutador e de uma rica história cultural, já no dia 24 de janeiro de 2007 é comemorado o aniversário da Previdência Social em Mato Grosso que completará 84 anos. Nos últimos anos o INSS e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania realizaram o projeto "Previdência na praça", que foi na Praça Ipiranga, em Cuiabá, levando um conjunto de serviços em defesa da melhoria da qualidade de vida do cidadão de forma facilitada,.

Mesmo assim durante todo o ano de 2006 e com maior intensidade nessas primeiras semanas de janeiro de 2007 o pantaneiro, seja ele poconeano ou aquele que veio para a região auxiliando no desenvolvimento de Poconé esta sendo humilhado pelo o INSS. Maria aparecida (26) da comunidade rural Bahia do campo chegou as duas horas da manhã de quarta-feira (17) carregando um bebê de três meses, “Por quase duas semanas seguidas tentei ser atendida e não consegui, tive que vir ontem para a cidade, ficar na casa de conhecidos e trazer meu bebê comigo, sei que é arriscado, mas hoje consegui ser a décima nona da fila”, afirma aparecida. Já o senhor Antonio Alves Duarte (67) esta tentando há meses regularizar a situação de pensionista para aposentado, “Aqui só tem um funcionário para atender mais de 100 pessoas por dia, eu estou velho doente e não é justo depois de tanto trabalho ser desrespeitado dessa maneira...” Seu Antonio para de falar, pois fica emocionado.

Seu Antonio e dona Maria são dois entre tantos poconeanos que ao precisar do INSS passam a enfrentar uma verdadeira maratona apenas para conseguir marcar perícias, quando conseguem realizar a primeira perícia (P.P) com um médico de Poconé esbarram na segunda perícia, chamada de perícia de retorno (P.R.). A perícia de retorno que não acontece, pois não há médico para sua realização fez com que mais de 500 pensionistas perdessem seu benefício , pois antes de terminar o prazo em que o beneficiário receberia a ultima mensalidade deve passar pela perícia (P.R.), o que em Poconé não vem acontecendo. Aqueles que conseguiram marcar a perícia não puderam ser atendidos pelo médico em tempo hábil.

O Ministério público já foi acionado para que sejam tomadas providências, segundo a vereadora Ornela Falcão (PSDB), ainda no ano passado o promotor de Justiça Rinaldo Segundo recebeu sua denuncia; “Estou aguardando uma posição do Ministério Público, porém o Dr. Rinaldo está de férias e ainda não consegui marcar uma audiência com o promotor substituto”, conclui a vereadora que já esteve até mesmo em Cuiabá onde já apresentou os problemas do Posto de Beneficio de Poconé para a Gerência executiva do INSS de MT.

Os usuários do INSS apontam os problemas do atendimento, porém apresentam solução. Para o Sr. Jesuíno Cosme Francisco da Costa (46) que esperando há meses por uma perícia a solução é simples “Poderíamos realizar uma audiência pública com o diretor regional do INSS, Décio Coutinho, através de uma iniciativa dos vereadores ou mesmo do prefeito de Poconé para ele vir aqui e solucionar nossos problemas”, afirma Jesuíno.

No INSS apenas um funcionário esta atendendo ao público, se trata do Sr. Benedito Jorge da Silva, que esta em substituição ao Chefe do escritório Sr. Lucídio Alves que esta em férias; “O maior número de atendimentos que temos aqui é da comunidade rural que em Poconé é bastante extensa, para atender bem o usuário precisaríamos de pelo menos mais quatro funcionários”, desabafa Jorge. Até o final de 2006 ficou a disposição do INSS uma pessoa contratada pela prefeitura, porém, atendendo a exigência do Ministério Público a prefeitura encerrou os contratos de grande parte dos interinos e irá realizar concurso público. Com o funcionário contratado era péssimo o atendimento já com a ausência desse contratado no Posto do INSS, a situação ficou insustentável.

O objetivo da vereadora Ornela é conseguir nos próximos dias que o INSS possa enviar para a cidade o Prevmóvel que é uma agência da Previdência Social instalada num automóvel dispondo de todos os serviços, inclusive a concessão de benefícios decorrentes da incapacidade para o trabalho.

Para que a Gerência executiva do INSS de MT atenda esse pedido a vereadora pretende solicitar apoio da Primeira Dama do Estado e Secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Srª Terezinha Maggi tendo em vista a necessidade de parceria com a SETEC para atender o grande número de pessoas, contando ainda com parceria da prefeitura, associações, sindicatos e outras entidades que possam ajudar

No ano de 2003, o INSS atendeu cerca de 11 mil processos de aposentadoria, onde obteve o atendimento mais ágil do Brasil no posto do município de Rondonópolis, no atendimento de processos referentes ao Sistema de Atendimento ao Benefício por Incapacidade, hoje Poconé pode ser considerado o atendimento mais lento do país.





Fonte: PoconéOnline

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