Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Janeiro de 2007 às 10:47

    Imprimir


O secretário de Estado de Educação, Luiz Antônio Pagot, esteve reunido com diretores de Cuiabá e Várzea Grande para apresentar algumas metas que vão nortear a Educação nesse início de ano letivo, e resolver antigos problemas, como é o caso da violência nas escolas.

Pagot vai disponibilizar equipes para limpar o lixo, o mato e trocar os vidros das janelas das escolas quebrados por vândalos. Pelo projeto-piloto, cada equipe ficará responsável por 20 escolas. “Melhorar a iluminação e a sinalização em frente às escolas também deve ser feito, para isso vamos contar com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)”, disse o secretário de Educação.

Para restabelecer a ordem nas escolas e dar mais proteção ao professor, diretor e alunos, dois inspetores treinados pela Polícia Militar e um policial da corporação serão disponibilizados para as unidades escolares com mais incidentes violentos. A ação faz parte do projeto “Meta na Escola”, que será implantado em parceria entre a Seduc e o Comando Geral da Polícia Militar.

“Cada inspetor terá um rádio e um celular para se comunicar com o Ciosp, que vai poder agir com rapidez. Com isso, pretendemos coibir a violência, a depredação, o tráfico de drogas e o trânsito livre de bebidas alcoólicas entre os alunos”, disse o secretário Pagot.

A secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Marta Maria Pontin Darsie, fez um retrospecto da qualidade da educação. Considerou que a má qualidade do ensino público é nacional e que ha décadas se alastra por gerações. Destacou a importância da educação ao processo humano. Dos governos na garantia do acesso ao conhecimento histórico e cientifico.

“O Estado deve ser o interventor da população. Porque o dinheiro investido é público, são impostos pagos pelo povo. Devemos traçar metas, fazer uma política educacional voltado para preparar o sujeito a uma vida plena. E, enquanto cidadão temos a obrigação de zelar pelo bem público”, ressaltou.

A reunião contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Adailton Evaristo de Moraes Costa; do vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa; do deputado Estadual, Maksuês Leite; e os membros que compõem a nova equipe de Educação: Oswaldo Sobrinho (secretário-adjunto Especial de Gestão de Pessoas), Yuri Bastos (secretário-adjunto Administrativo e Financeiro) e Ezequiel Ângelo Fonseca, (secretário-adjunto de Estrutura Física).

Oswaldo Sobrinho destacou que a assistência será disponibilizada as escolas para melhorar os trabalhos pedagógicos. “Vamos tratar a escola como peça chave para a educação de Mato Grosso”, disse aos diretores.

A situação da estrutura das escolas foi destacada por Ezequiel Fonseca. “Vamos fazer uma política de aprimoramento constante, de resultados. Para 2008 temos planos audaciosos”. Já Yuri Bastos falou sobre a prestação de contas do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE). “Faltam 93 escolas prestar contas do PDE, isso se deve a algum motivo às vezes por culpa da própria secretaria ou do gestor. Se essas unidades não prestarem contar será impossível enviar recursos financeiros”, explicou.

Na ocasião, Yuri anunciou que a Seduc pagará as contas de água, de janeiro e fevereiro, e das contas de energia, de janeiro a maio, das unidades escolares. Disse também que o Disque-denúncia será transformado em um Disque-apoio.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247921/visualizar/