Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 13:30

    Imprimir


Ladeado pelo secretário de Saúde, Valério Gobbato, e pelo deputado Estadual, Dilceu Dal’Bosco, o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, anunciou hoje, segunda-feira, 15, o funcionamento dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Antônio (HSA). Segundo o prefeito, a partir desta manhã, os seis leitos já estão em funcionamento.

Ainda segundo o prefeito, os tão esperados leitos de UTI são uma conquista à quatro mãos, ou seja, uma parceria entre a Fundação do Hospital Santo Antônio, Prefeitura de Sinop, Governo do Estado e Governo Federal. As parcerias só são possíveis porque o hospital é uma entidade filantrópica, mantida por uma fundação alemã.

Para que os leitos pudessem ser postos em funcionamento, a Prefeitura entrou com uma parcela bastante importante; material humano e profissional. Foi selada uma permuta entre HSA e Pronto Atendimento (PA). A troca inclui a sessão de profissionais contra leitos de internação e recuperação pós-cirúrgica. A medida vai desafogar em, pelo menos, 40% o atendimento no PA.

“Há seis anos, Sinop não tinha estrutura nem serviços de especialidade. Tudo tinha que ser na rede privada”, lembrou o prefeito ressaltando que o PA foi o responsável por trazer a gama de profissionais capacitados que a Cidade tem hoje. “Mesmo sendo hoje um dia histórico, de um momento de felicidade imensurável, não podemos tirar as glórias do PA, que com seus singelos dois leitos de estabilização ajudou a salvar centenas de vidas”.

Indo além, Gobbato ressaltou o sonho de toda a equipe de saúde em ter UTI’s funcionando em Sinop. De acordo com ele, às vezes um paciente ficava uma semana ou mais aguardando a Central de Regulação liberar uma vaga em Cuiabá. “Não é porque temos UTI aqui que não vamos precisar aguardar a Regulação disponibilizar uma vaga. O que acontece é que agora vamos saber que os pacientes estão aguardando num lugar adequado”, enfatizou ao dizer que a função do PA é atendimentos de urgência e emergência.

O deputado Dilceu, que também tem lutado em prol desta causa, disse que o dia é realmente histórico. “Como disseram o prefeito e o secretário Gobbato, o dia é histórico porque marca um divisor de águas. A partir de hoje, temos o que poucos municípios do Brasil têm”. Conforme o deputado, ele está tentando um contato para ver a possibilidade do governador Blairo Maggi e do secretário de Saúde do Estado, Augustinho Moro, poderem estar vindo a Sinop.

A expectativa, segundo ele, é que até o dia 10 do próximo mês consigam fazer uma inauguração política dos leitos que já estão em funcionamento. Ainda segundo Dal’Bosco, há uma previsão de que este ano sejam implantados outros quatro leitos, completando, assim, 10 UTI na Cidade de Sinop.

Hoje, está prevista a chegada de um cônsul Alemão. Sendo assim, um ato simbólico de inauguração está sendo programado. Uma outra disputa deve seguir para que o Governo Federal libere recursos a fim de implantar mais 15 leitos de UTI, 10 adultos e 05 neonatais.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248168/visualizar/