Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 09:12

    Imprimir


Em função das intensas chuvas das últimas semanas em Rondonópolis, a Defesa Civil Municipal alerta as famílias que vivem nas regiões de risco para a possibilidade de enchentes e de alagamentos. Segundo dados do órgão, as últimas semanas registraram mais chuvas do que todo o mês de janeiro de 2006, o que pode ocasionar as enchentes.

No início do ano, por exemplo, o Rio Vermelho chegou a alcançar 4,70 metros, índice de alerta, pois de acordo com a Defesa Civil, a ocorrência de enchentes é praticamente certa caso o rio atinja 5 metros.

“Apesar das chuvas desses últimos dias terem ocasionado uma elevação no nível do Rio Vermelho, ainda não houve nenhuma enchente, o que, no entanto, pode ocorrer a qualquer momento”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcelo Finazzi Cardinal, que esclareceu ainda que as enchentes não ocorreram até o momento porque o Pantanal tem absorvido as águas dos rios, fazendo com que estes baixem de nível rapidamente.

Entretanto, os alagamentos, que acontecem por problemas de drenagem urbana, têm ocorrido com as chuvas intensas. “Foram registrados alagamentos em algumas regiões da cidade onde há problemas com a drenagem urbana ou onde as casas estão construídas abaixo do nível da rua”, destacou.

Como a indicação meteorológica é de que as chuvas devem continuar intensas este ano, a Defesa Civil pede para que a população ribeirinha fique atenta, pois os rios podem transbordar a qualquer momento. Segundo levantamento da Defesa Civil Municipal, pelo menos duas mil pessoas moram em áreas de risco, e destas, 54 famílias vivem a menos de 10 metros das margens dos rios.

Cardinal informou que os moradores das regiões ribeirinhas e de áreas de erosão devem procurar abrigo antes que a água chegue até as casas. A orientação para os moradores é para procurar abrigo: àqueles que têm parentes ou algum outro local para se abrigar deixem as casas assim que observar o aumento no nível dos rios. Caso isso não seja possível, a Defesa Civil disponibilizará locais para as famílias se abrigarem.

Esse alerta é necessário para que não haja vítimas. Segundo Cardinal, as pessoas são alertadas para deixarem o local e tirarem os móveis e demais pertences, porque, caso aconteça uma enchente, a equipe de resgate trabalhará para retirar a população e não móveis e objetos. “Mesmo que as possibilidades de enchentes ainda sejam baixas é preciso trabalhar com a hipótese de algum imprevisto”, completou.

Segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA), o maior nível de água registrado no Rio Vermelho aconteceu em 2002, quando atingiu 7,5 metros. Já, o menor ocorreu em 1969 em um período de seca, chegando a apenas 82 centímetros.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248236/visualizar/