Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 15 de Janeiro de 2007 às 18:03

    Imprimir


O governo da Venezuela não vai mais negociar com companhias estrangeiras a operação de quatro projetos de exploração de petróleo no cinturão do rio Orinoco e vai tomar o controle majoritário das operações, anunciou o ministro do Petróleo, Rafael Ramirez. Ele também pediu aos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que continuem com os cortes de produção.

“Agora não há negociação possível. Nós negociamos durante todo o ano de 2006, mas nenhuma das companhias alcançou um acordo”, disse Ramirez em uma entrevista coletiva à imprensa. O ministro fez seus comentários quase uma semana depois de o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciar os planos de nacionalizar companhias de telecomunicações e de energia. Chávez também disse que seu governo iria tomar o controle dos projetos no cinturão do Orinoco.

Ramirez ressaltou que as empresas ainda terão a chance de manter participações minoritárias nas operações no Orinoco, mas recusou-se a informar qual será a porcentagem que o governo irá controlar. “Cada caso será diferente”, esquivou-se. “Nós teremos um controle majoritário efetivo”, destacou.

A decisão da Venezuela de continuar com os cortes na produção de petróleo vai afetar os projetos na área do Orinoco. Como conseqüência desses cortes, a norte-americana ExxonMobil, que tem participação no projeto de petróleo Cerro Negro, será obrigada a declarar “força maior” nos contratos de oferta. Ramirez acrescentou que alguns países da Opep defendem uma outra reunião do grupo para continuar a discussão sobre ações futuras.

No setor de gás natural, o ministro afirmou que as licenças existentes não serão mudadas agora, mas que o governo vai analisá-las mais de perto em algum momento. Ele informou que a nacionalização do setor elétrico vai significar que o governo tomará o controle de toda a EDC, mas deixará que os trabalhadores mantenham suas ações. “Nós vamos tomar 100% das ações”, disse. As informações são da Dow Jones.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248345/visualizar/