Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 13 de Janeiro de 2007 às 21:04

    Imprimir


Para agilizar o recadastramento dos estudantes das escolas públicas e privadas do ano letivo de 2007, a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) está enviando às unidades de ensino os formulários para a renovação do cadastro que garante o passe-livre em Cuiabá. No entanto, somente as escolas que fizeram o recadastramento este ano tem direito a receber os formulários dos alunos.

Caso o formulário ainda não estiver disponível na escola, o estudante deve se informar por que a unidade de ensino não fez o recadastramento junto a MTU. Somente os alunos matriculados nessas unidades com cadastro atualizado terão benefício ao passe livre. Mais de 90% dos alunos ainda não se recadastraram e estão impedidos de atualizar os dados, já que as escolas também não se recadastraram na MTU. O problema é que as escolas precisam primeiro ter o seu calendário letivo aprovado pela Assessoria Pedagógica de Cuiabá, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação. Mas esse processo ainda está em andamento. Só depois que receberem a aprovação do seu calendário é que as escolas poderão se recadastrar junto a MTU. De aproximadamente 300 escolas na capital, menos de 10 procuraram a MTU para regularizar a situação em 2007.

A Assessoria Pedagógica de Cuiabá, responsável pela aprovação do calendário das escolas particulares, afirmou que o processo está mais lento este ano por causa da mudança na matriz curricular. O ensino fundamental agora será de nove anos. A mudança só será obrigatória a partir de 2009, mas a recomendação é para que as escolas implantem os nove anos já em 2007.

De aproximadamente 130 escolas particulares, mais da metade ainda não enviou o calendário escolar de 2007 para a Assessoria Pedagógica. O calendário deve contemplar 200 dias letivos de aula.

Nas escolas municipais o processo está bem adiantado. Basta a escola enviar documento, comunicando a Secretaria Municipal que seguirá o calendário proposto pelo município. Só as escolas que optarem por mudanças é que devem fazer um projeto, e encaminhar para aprovação da Secretaria. Mais de 70% das 100 escolas municipais já estão com o processo concluido. Precisam agora fazer o recadastramento na MTU. Nas escolas municipais as aulas comerçarão no dia 12 de fevereiro e se encerrarão em 21 de dezembro.

Nas escolas estaduais, grande parte já teve calendário aprovado. De acordo com a assessoria da Seduc, até o início da próxima semana todas as escolas estaduais estarão com o calendário de 2007 aprovado. Elas também precisam viabilizar o cadastro junto a MTU.

O objetivo de enviar o formulário do estudante para as escolas é facilitar a renovação dos cadastros dos estudantes para evitar longas filas e horas de espera. De acordo com o presidente da MTU, Ricardo Caixeta, antes o estudante ou responsável enfrentava duas vezes a fila para renovar o cadastro ou requerer o benefício do passe-livre. "Agora basta ele pegar o formulário na própria escola, recadastrar, colher assinatura do diretor, para atestar a matricula escolar e levar o documento na central de atendimento da MTU", acrescentou Caixeta.

Atualmente mais de 60 mil alunos utilizam da gratuidade. Cerca de 47,48% são da rede estadual, 36% de escolas particulares; 4,19% de escolas municipais; 12,33% dos estudantes são da UFMT.

A MTU orienta ainda aos diretores das escolas que o Cartão Transporte do Estudante não deve ser quebrado ou jogado fora, devendo apenas ter seus dados atualizados no sistema para o ano letivo de 2007. A emissão da 2ª via, quando se trata de danos ou extravios, custa R$ 8.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248660/visualizar/