Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 12 de Janeiro de 2007 às 09:05

    Imprimir


Cansaço, estresse físico ou emocional, TPM e dores musculares podem ser eliminadas com uma terapia de pedras quentes, técnica feita com massagens e pedras aquecidas para equilibrar as energias do corpo e relaxar a musculatura.

O procedimento é simples: colocam-se pedras em pontos fixos do corpo (como pés, mãos, abdômen e olhos) e espalha-se um óleo relaxante para evitar o atrito com regiões corporais que serão massageadas com outras pedras, repostas temporariamente para não perderem a alta temperatura. Ao longo da sessão, que dura em média 1h15, são utilizadas cerca de 55 pedras a uma temperatura de 50ºC.

"As pedras acumulam muita energia e, quando aquecidas, liberam-na. O seu calor é um estímulo para a movimentação da energia do corpo", explica o terapeuta Denilson Lopes Pinheiro.

Os efeitos, segundo ele, são rápidos: "Logo no início do tratamento, a pessoa já se sente melhor e relaxa a musculatura. Em longo prazo, vem o equilíbrio energético do corpo e a homeostase, harmonia no funcionamento do corpo como um todo".

Há dois tipos de pedras que são utilizadas: as semi-preciosas, como ágatas, e as pedras não preciosas, como o basalto de amidalóide, também conhecidas como pedras de rio.

"As pedras semi-preciosas são mais cristalizadas, retêm o calor por mais tempo e por isso são colocadas fixamente em pontos de abertura de energia do corpo. Já as pedras não preciosas, chamadas de pedras móveis, deslizam pela musculatura, passando pelos principais canais energéticos do corpo", define Pinheiro.

Segundo o fisioterapeuta, de quinze em quinze dias, as pedras ficam dia e noite expostas ao sol, vento, chuva e outros todos os fenômenos naturais para que possam repor suas energias.

A duração do tratamento varia de acordo com as necessidades de cada paciente, mas é recomendável que se faça ao menos três sessões da terapia, para que o corpo possa absorver a energia e manter seu equilíbrio. Cada sessão custa, em média, R$100.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248992/visualizar/