Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Janeiro de 2007 às 13:54

    Imprimir


O presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador José Jaconias da Silva (PT), defende a viabilização da produção leiteira entre os pequenos produtores locais através de parceria com o município. A posição do vereador ficou clara durante reunião entre o Executivo e os pequenos produtores de leite, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na tarde da última quarta-feira.

Participaram do encontro, além de produtores de leite e o vereador José Jaconias, o prefeito Júlio César Ladeia e os secretários João Girotto (Agricultura), Maria do Carmo Caparroz (Seicotur) e Moacir Copola (Planejamento)

Segundo Jaconias, o município deve ser parceiro dos produtores para impulsionar a produção leiteira. “Há produto e o mercado é favorável. A produção de leite é importante para a economia do município e significa, sobretudo, geração de emprego e renda”, observou o presidente da Câmara.

O vereador destaca que o município tem plenas condições de dar suporte à atividade, contribuindo para a consolidação de um laticínio, na forma associativa, que garanta o beneficiamento do leite produzido nas pequenas propriedades. Além da infra-estrutura básica que o município pode oferecer aos produtores associados – como terraplenagem, energia e abastecimento de água -, Jaconias entende que o Executivo pode e deve acompanhar os produtores na busca de recursos nas esferas federal e estadual.

SITUAÇÃO - A comercialização de leite in natura é proibida por norma federal divulgada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, os produtores de leite de Tangará da Serra estão organizados em associação e buscam uma forma de montar um laticínio para o beneficiamento do leite.

Em novembro, os produtores locais, acompanhados dos vereadores José Jaconias e João Negão, conheceram, em Diamantino, um sistema que poderá dar certo em Tangará da Serra. A Associação Caité, formada por pequenos produtores de leite de Diamantino conta com um sistema implantado com o apoio da prefeitura local e o Governo Federal, através do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. A área para o laticínio foi doada pela União, assim como o prédio, no distrito de Novo Diamantino. Os equipamentos para resfriamento, pasteurização e empacotamento do leite, avaliados em cerca de R$ 45 mil, foram financiados.

O vereador José Jaconias (PT) ressaltou que o modelo visitado em Diamantino pode servir de base para os produtores, que precisariam de apoio similar ao obtido em Diamantino, onde INCRA e prefeitura municipal tiveram participação decisiva.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249146/visualizar/