Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Março de 2013 às 14:50
Por: Alessandra Neves

    Imprimir


Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) denuncia surto de tuberculose na Cadeia Pública de Vela Bela da Santíssima Trindade (521 Km ao Oeste de Cuiabá). De acordo com o presidente do Sindspen, João Batista, após foram confirmados 15 casos na unidade após realização de exames, que foram feitos durante campanha de prevenção a doença.

Tanto detentos quanto agentes prisionais foram infectados e, segundo ele, o cenário das demais das demais cadeias públicas do interior do Estado não diferem da de Vila Rica. Por isso, para forçar o Governo a tomar uma medida de controle da doença, o Sindspen irá notificar a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), além de pedir ajuda ao Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além da tuberculose, as unidades prisionais de MT sofrem com o alastre de doenças como a Aids e a Hanseníase, conforme informou o sindicalista. “Isso acontece por negligência do Governo que não investe na saúde no sistema prisional”, disse ele.

Embora ele reclame da falta de recursos, Batista afirma que a campanha serve para abrir os olhos da sociedade para o problema que, segundo ele, ultrapassa as grades de uma cadeia, refletindo no sistema público de saúde. A campanha de combate à doença nas unidades penais do Estado é realizada em atenção ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose comemorado em 24 de março. Nesta sexta-feira (22) a campanha foi concluída em Cuiabá e Várzea Grande, mas não foram divulgados dados a respeito do número de casos da doença.

A ação, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e secretarias municipais de Saúde, terá continuidade nas penitenciárias, cadeias públicas e centros de detenção provisória do interior do Estado na próxima segunda-feira (25).

Atuam no sistema penitenciário estadual quase 2 mil agentes prisionais e o número de presos chega a 12 mil. Na cadeia de Vila Rica trabalham 12 agentes.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24934/visualizar/