Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Janeiro de 2007 às 13:26

    Imprimir


O MT - Hemocentro é unidade descentralizada da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) responsável pela aplicação da política de gerenciamento dos estoques de hemocomponentes e hemoderivados de qualidade para atender a população e coordena e auxilia o poder público na execução da política estadual nas áreas de hemoterapia e hematologia em consonância com a política nacional. “No cumprimento dessas atribuições o MT - Hemocentro vem oferecendo, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os serviços de atendimento a hemofilia, anemias falciformes, controle de tromboses, investigação de pacientes para descobrir outras doenças do sangue, como anemias e baixo número de plaquetas sanguíneas, além da atenção de qualidade a quem necessita de transfusão de sangue. O MT - Hemocentro é referência nacional no atendimento à hemofilia”, disse a diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabane.

Uma das responsáveis pelo atendimento a coagulopatias e hematologias do MT Hemocentro, Sylvia Thomas, disse que os problemas mais graves, decorrentes da circulação sangüínea, podem ser divididos em dois grupos: ou os pacientes sangram sem parar, como é o caso da hemofilia, ou demonstram tendência a coagular o sangue, o que provoca trombose. “A vantagem é que a mesma equipe multidisciplinar que cuida de um grupo, como o dos hemofílicos, está capacitada para atender aos pacientes do outro grupo, que tem tendência a sofrer trombose. O agravante é que o grupo com tendência a sofrer uma trombose inclui toda a população do Estado ao passo que os que são hemofílicos são, oficialmente, apenas 180”, explicou.

A equipe do MT Hemocentro para o tratamento de coagulopatias e hematologias é composta por médicos hematologistas, nutricionistas, enfermeiras, assistentes sociais e uma odontóloga que presta atendimento dentário duas vezes por semana.

RADIOSINOVIORTESE - Dentre os serviços em que o MT Hemocentro vem recebendo reconhecimento nacional se destaca o protocolo de tratamento por rádio sinoviortese. “O tratamento consiste na injeção de um composto radioativo nas juntas do tornozelo e joelho, numa seção de tempo inferior a um minuto, o que reduz em 80% a ocorrência de sangramento no paciente. O protocolo de tratamento está em andamento há três anos no MT Hemocentro e tem recebido reconhecimento nacional”, disse Sylvia Thomas.

O tratamento está disponível apenas em países do 1º Mundo, como os Estados Unidos e o Canadá, Em todo o Brasil, apenas o MT Hemocentro tem oferecido o tratamento e, por isso, é procurado por 16 Estados, dentre os quais podem ser alistados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Amazonas.

ELOGIOS – Além de ser responsável pelo setor de atendimento a coagulopatias e hematologias do MT Hemocentro, Sylvia Thomas é, também, presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, o que a faz viajar por vários Estados do Brasil. “Onde quer que eu vá só ouço pessoas falando bem do MT Hemocentro, da Secretaria de Estado de Saúde e do Estado de Mato Grosso, por causa do tratamento por rádio sinoviortese”, afirmou a hematologista.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249407/visualizar/